Threats

CNCS alerta para falha crítica em SD-WAN já explorada

O CNCS alertou para uma vulnerabilidade crítica nos produtos Cisco Catalyst SD-WAN que já apresenta indícios de exploração ativa e permite acesso administrativo remoto

19/05/2026

CNCS alerta para falha crítica em SD-WAN já explorada

O Centro Nacional de Cibersegurança alertou para uma vulnerabilidade crítica nos produtos Cisco Catalyst SD-WAN Controller e Cisco Catalyst SD-WAN Manager, identificada como CVE-2026-20182.

A falha, classificada como um bypass de autenticação, afeta os produtos independentemente da configuração ou modelo de implementação, incluindo ambientes on-premises, cloud gerida pela Cisco, Cloud-Pro e FedRAMP.

Segundo o alerta divulgado pelo CNCS, existem já indícios de exploração ativa da vulnerabilidade.

A exploração bem-sucedida poderá permitir que um atacante remoto não autenticado contorne os mecanismos de autenticação e obtenha privilégios administrativos sobre os sistemas afetados.

O organismo alerta que um eventual compromisso da infraestrutura SD-WAN poderá permitir alterações de configuração, modificação de políticas de rede e impacto direto na disponibilidade e integridade das comunicações das organizações.

As versões afetadas abrangem múltiplas releases da plataforma Cisco Catalyst SD-WAN, tendo a Cisco disponibilizado atualizações de segurança para mitigação do problema.

Entre as versões corrigidas encontram-se 20.9.9.1 para a linha 20.9; 20.12.7.1 para as versões 20.10 e 20.11; 20.15.5.2 para as versões 20.13 e 20.14; 20.18.2.2 para as versões 20.16 e 20.18; 26.1.1.1 para a versão 26.1. Para versões anteriores à 20.9, a recomendação passa pela migração para versões suportadas.

O CNCS recomenda a aplicação prioritária das atualizações disponibilizadas pela Cisco, bem como a implementação de medidas adicionais de mitigação.

Entre as recomendações estão a restrição do acesso às interfaces de gestão apenas a redes autorizadas, monitorização de atividades suspeitas, revisão de acessos administrativos e reforço da segmentação de rede e mecanismos de controlo de acesso.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº29 ABRIL 2026

IT SECURITY Nº29 ABRIL 2026

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.