Threats

Descoberto esquema de burlas relacionado com lançamento do iPhone 15

A Kaspersky revela esquemas fraudulentos onde os cibercriminosos enganam os consumidores entusiasmados com o novo iPhone 15

11/09/2023

Descoberto esquema de burlas relacionado com lançamento do iPhone 15

A Kaspersky revela a descoberta de esquemas fraudulentos relacionados com o novo iPhone 15 da Apple, onde os cibercriminosos captam a atenção dos utilizadores com a possibilidade de adquirirem o smartphone antes do seu lançamento oficial, levando a potenciais perdas financeiras e de dados.

Os esquemas de burlas aproveitam o entusiasmo dos consumidores em serem os primeiros a pôr as mãos no mais recente dispositivo da Apple. Os cibercriminosos prometem-lhes a oportunidade de comprar o iPhone em pré-lançamento, muitas vezes a um preço premium.

Os indivíduos-alvo são levados a efetuar um pagamento adiantado ou a divulgar os seus dados financeiros para assegurar a sua “compra”. Os atacantes solicitam ainda aos utilizadores o fornecimento de detalhes de identificação pessoal, como o nome, morada e número de telefone. Feito o pagamento, os cibercriminosos desaparecem e deixam os indivíduos sem o iPhone 15 prometido e sem o seu dinheiro.

Outro esquema fraudulento realiza-se em forma de sorteio, oferecendo aos participantes a possibilidade de ganharem o novo smartphone da Apple se pagarem uma taxa inicial nominal, por norma disfarçada de taxa de “processamento” ou de “registo”. 

A fraude levanta preocupações não só relativas aos riscos financeiros, mas também em termos de privacidade, uma vez que os cibercriminosos acedem aos dados dos utilizadores e podem vendê-los no mercado negro.

“Na era digital, os cibercriminosos estão constantemente a adaptar-se e a explorar o nosso entusiasmo pelas últimas tendências tecnológicas. É fundamental que os consumidores se mantenham vigilantes, verifiquem as ofertas e salvaguardem as suas informações pessoais. Lembre-se, se algo parece bom demais para ser verdade, muitas vezes é”, afirma Tatyana Kulikova, especialista em segurança da Kaspersky.

Neste sentido, os especialistas da Kaspersky recomendam um conjunto de medidas de segurança que os indivíduos deverão adotar para evitar estes esquemas. É necessário proceder à verificação da fonte enquanto vendedor autorizado, à utilização de canais oficiais como o site da Apple ou revendedores legítimos e à leitura das avaliações de outros clientes. 

Os consumidores devem evitar ofertas que exigem pagamentos adiantados para prémios ou produtos de pré-lançamento, bem como utilizar soluções de segurança automatizada e ativar a autenticação de dois fatores (2FA). Por fim, a Kaspersky sugere que os utilizadores se mantenham informados sobre os cibercrimes mais comuns e as melhores práticas de segurança.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.