Threats

Detetado serviço que inclui vários tipos de malware a funcionar há seis anos

A Check Point detetou um serviço que tem sido utilizado para ultrapassar as proteções de EDR e que estava fora do radar

06/02/2023

Detetado serviço que inclui vários tipos de malware a funcionar há seis anos

A Check Point Research (CPR) detetou um serviço de software online que tem vindo a ajudar os cibercriminosos a contornar a proteção de EDR nos últimos seis anos. Denominado de Trickgate, o serviço tem incluído malwares conhecidos tais como Cerber, Trickbot, Maze, Emotet, REvil, Cobalt Strike, AZORult, Formbook, AgentTesla e muito mais.

O TrickGate conseguiu ficar fora do radar durante anos devido à sua capacidade de sofrer periódicas alterações. Embora a forma como é apresentado tenha mudado ao longo do tempo, os principais blocos de construção dentro do shellcode do TrickGate continuam a ser utilizados até hoje.

A CPR observou entre 40 a 650 ataques por semana ao longo dos últimos dois anos. De acordo com a sua telemetria, os grupos que utilizam o TrickGate visam principalmente o setor industrial, mas também atacam instituições de educação, saúde, finanças e empresas comerciais.

Os ataques distribuem-se por todo o mundo, com uma maior concentração em Taiwan e na Turquia. A família malware mais popular utilizada nos últimos dois meses é o Formbook, marcando 42% do total da distribuição registada.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.