Threats

Grande parte dos NAS da QNAP afetados por vulnerabilidade de aumento de privilégios

A QNAP revelou que “todos os sistemas NAS baseados em x86 e alguns NAS baseados em ARM que correm o QTS 5.0.x e o QuTS hero h5.0.x” são afetados pela vulnerabilidade conhecida como dirty pipe

17/03/2022

Grande parte dos NAS da QNAP afetados por vulnerabilidade de aumento de privilégios

A QNAP revelou esta semana que a falha no Linux conhecida como Dirty Pipe – uma vulnerabilidade de severidade crítica – afeta a maioria dos dispositivos NAS da QNAP. De acordo com a empresa, a vulnerabilidade afeta “todos os sistemas NAS baseados em x86 e alguns NAS baseados em ARM que correm o QTS 5.0.x e o QuTS hero h5.0.x” e, por outro lado, especifica que “não afeta os produtos NAS QNAP que correm QTS 4.x”.

O investigador de cibersegurança Max Kellermann descobriu e reportou a vulnerabilidade há oito dias, tendo o código CVE-2022-0847, e está no Linux kernel desde o 5.8. A vulnerabilidade foi corrigida na versão 5.10.102, 5.15.25 e 5.16.11.

No entanto, o Dirty Pipe não afeta apenas máquinas Linux, uma vez que o Android é baseado no kernel Linux em qualquer dispositivo que corra 5.8 ou versões mais recentes e poderá afetar dispositivos como o Samsung Galaxy S22.

A QNAP escreve que, para já, não há nenhuma mitigação disponível para esta vulnerabilidade. “Recomendamos que os utilizadores vejam e instalem as atualizações de segurança assim que ficarem disponíveis”, refere.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.