Threats

Grupo cibercriminoso Ragnarok publica chave para desencriptar ficheiros das vítimas

Ativo desde 2019, o grupo cibercriminoso Ragnarok fechou as portas e publicou uma chave para desencriptar os ficheiros das suas vítimas

30/08/2021

Grupo cibercriminoso Ragnarok publica chave para desencriptar ficheiros das vítimas

O gang Ragnarok, também conhecido como Asnarok, que estava ativo desde 2019, fechou as suas portas e publicou a chave para desencriptar os ficheiros das vítimas no seu portal na dark web.

O grupo terá estado por detrás do ataque à marca de roupas de luxo italiana Boggi Milano. O grupo terá exfiltrado 40 gigabytes de dados da empresa, incluindo recursos humanos e detalhes salariais. O modus operandi típico do grupo era usar exploits para violar a rede e os dispositivos de perímetro de uma empresa-alvo. A partir daí, funcionaria a partir da rede interna para criptografar os servidores e estações de trabalho de uma organização.

O Ragnarok também era um dos vários grupos de ransomware que não apenas criptografavam, mas também roubavam arquivos para ameaçar publicá-los no seu portal para pressionar as vítimas a pagar os resgates exigidos.

O Ragnarok é o mais recente grupo de ransomware a fechar as suas operações, em parte por causa da pressão das autoridades internacionais que já levou à detenção de alguns dos principais nomes da atividade. Para além do Ragnarok, os grupos REvil e DarkSide foram dois dos que fecharam a sua atividade recentemente.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.