Threats

IKEA vítima de ataque de phishing de email em cadeia

Os emails de phishing vinham de endereços internos, comprometendo todo o ecossistema de negócio do IKEA, desde colaboradores, a fornecedores e parceiros

04/12/2021

IKEA vítima de ataque de phishing de email em cadeia

Com o epítome do consumo durante a Black Friday, o IKEA foi vítima de uma ataque de phishing de emails em cadeia, afetando toda o ecossistema do negócio. Em declarações ao Threatpost, um porta-voz do IKEA anunciou que a empresa está a resolver a ocorrência “com elevada seriedade” para que "os clientes, colegas de trabalho e parceiros de negócio da IKEA sintam a certeza de que os seus dados estão seguros e são tratados corretamente".

O site BleepingComputer teve acesso a uma análise dos emails internos, que referia que os e-mails de phishing vinham de endereços de e-mail internos do IKEA, bem como dos sistemas comprometidos com os fornecedores e Parceiros da empresa. “Há um ciberataque em curso que está a visar caixas de correio do Inter IKEA. Outras organizações, fornecedores e parceiros de negócio da IKEA estão comprometidos com o mesmo ataque e estão a difundir e-mails maliciosos a pessoas no Inter IKEA”, dizia o email.

Mais, “isto significa que o ataque pode vir por e-mail de alguém com quem trabalha, de qualquer organização externa, e como resposta a uma conversa já em curso. Por isso, é difícil de detetar, para o qual pedimos que seja mais cauteloso”, concluía o email. 

Até agora não foram encontrados sinais de que dados pessoais foram comprometidos. "Continuamos a monitorizar para garantir que os nossos mecanismos de defesa interna são suficientes", disse o porta-voz, acrescentando que "foram tomadas medidas para evitar danos" e que "está em curso uma investigação em larga escala".


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.