Threats

Microsoft descobre nova operação de Phishing-as-a-Service

O kit de phishing BulletProofLink ou Anthrax fornece dezenas de páginas de login falsas de conhecidos websites, como o OneDrive, o LinkedIn ou o Adobe

24/09/2021

Microsoft descobre nova operação de Phishing-as-a-Service

A Microsoft alertou para uma operação de Phishing-as-a-Service, alegadamente responsável por vários ataques contra empresas, que está a vender páginas de login falsas de serviços como o OneDrive que ajudam os cibercriminosos a roubar palavras-passe e nomes de utilizadores.

Apesar dos “kits” de phishing não serem novidade, este em particular – chamado BulletProofLink – chamou à atenção da equipa de segurança da Microsoft. Fornece modelos de e-mail e website como os restantes kits, mas também oferece entrega de e-mail, serviços de hospedagem e roubo de credenciais. Alega ainda fornecer links e logins "totalmente não detetados" (FUD) e está disponível como uma subscrição semanal, bi-semanal, mensal ou anual. 

Neste caso, os criminosos “recolhem os links e páginas e os atacantes que pagam pelo serviço simplesmente recebem as credenciais roubadas mais tarde. Ao contrário de certas operações de ransomware, os atacantes não têm acesso direto aos dispositivos e simplesmente recebem credenciais roubadas não testadas", nota a Microsoft 365 Defender Threat Intelligence Team numa publicação no blog.   

A preocupação da Microsoft, que descobriu o serviço durante uma investigação a uma campanha de phishing, provém ainda do facto do serviço oferecer dezenas de modelos para páginas de login de serviços populares, como o OneDrive, LinkedIn, Adobe, entre outros, que podem ser adquiridos por um baixo custo. O BulletProofLink, também conhecido como Anthrax, está a ser comercializado de forma aberta online e em fóruns underground, publicando inclusive tutoriais de como o utilizar o kit e lançar o ataque. 

É de notar que os modelos de fornecedores de serviços ransomware estão a influenciar o funcionamento dos negócios de phishing, uma vez que este tipo de serviço pode funcionar em cadeia, como um gatilho para despoletar campanhas de ransomware. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.