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Microsoft volta a ser a marca mais copiada para ataques de phishing no quarto trimestre de 2023

A Microsoft, a Amazon e a Google foram as marcas mais imitadas em tentativas de phishing no quarto trimestre de 2023

11/01/2024

Microsoft volta a ser a marca mais copiada para ataques de phishing no quarto trimestre de 2023

De acordo com a Check Point Software Technologies, a Microsoft voltou a ser a marca mais imitada no quarto trimestre de 2023, representando 33% de todas as tentativas de phishing de marcas. Seguiram-se a Amazon (9%) e a Google (8%), o que evidencia que o setor tecnológico como foi a indústria mais visada em geral.

A equipa de investigação Check Point Research publicou recentemente o “Brand Phishing Report”, que destaca as marcas mais copiadas pelos cibercriminosos em ataques de phishing, tendo como objetivo obter o acesso a informações pessoais ou credenciais de pagamento, durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023.

Além da indústria tecnológica, as redes sociais e o setor bancário foram os outros dois setores mais frequentemente visados. No quarto trimestre do ano passado, os cibercriminosos tiveram também como alvos os retalhistas e os correios, muito devido ao consumo associado ao período festivo.

A DHL, uma marca de entrega de encomendas, entrou na lista das dez marcas mais imitadas, o que poderá estar relacionado ao aumento da atividade durante o mês de compras de novembro, segundo os investigadores. 

Por sua vez, a classificação da Amazon, que ocupou o segundo lugar da lista, deve-se especialmente à venda anual do Amazon Fall Prime Day, que ocorreu na segunda semana de outubro.

“Embora tenhamos dito adeus a 2023, uma coisa seguiu-nos para o novo ano: a ameaça do phishing. Mesmo os cibercriminosos com conhecimentos limitados de TI podem imitar com precisão marcas legítimas para enganar clientes desprevenidos e realizar ataques de engenharia social”, afirma Omer Dembinsky, Data Group Manager da Check Point Software.

“Na sequência da utilização generalizada da IA, podemos esperar ver um maior volume de campanhas de phishing este ano, que são ainda mais indistinguíveis das comunicações genuínas das empresas”, acrescenta. “Uma vez que os maiores nomes da tecnologia, das redes sociais e da banca continuam a ser copiados, os utilizadores finais têm de estar muito atentos quando se envolvem em mensagens de correio eletrónico que afirmam ser de uma marca conhecida”.

De acordo com a Check Point Research, as dez marcas mais imitadas em ataques de phishing de marca durante o quarto trimestre de 2023 foram:

  1. Microsoft (33%)
  2. Amazon (9%)
  3. Google (8%)
  4. Apple (4%)
  5. Wells Fargo (3%)
  6. LinkedIn (3%)
  7. Home Depot (3%)
  8. Facebook (3%)
  9. Netflix (2%)
  10. DHL (2%)

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