Analysis

Agências norte-americanas publicam guia para reduzir phishing

CISA, NSA, FBI e MS-ISAC publicaram em conjunto um guia para ajudar as organizações a reduzir a probabilidade e o impacto de ataques de phishing bem-sucedidos

21/10/2023

Agências norte-americanas publicam guia para reduzir phishing

A CISA, a NSA, o FBI e o Multi-State Information Sharing and Analysis Center (MS-ISAC) publicaram esta semana o “Phishing Guidance, Stopping the Attack Cycle at Phase One” para ajudar as organizações a reduzir a probabilidade e o impacto de ataques de phishing bem-sucedidos. O documento fornece detalhes sobre as técnicas utilizados, assim como as mitigações técnicas e melhores práticas para ajudar a prevenir tentativas de phishing.

Os atores mal-intencionados geralmente utilizam o phishing com a intenção de fazer com que as vítimas-alvo visitem um site ilegítimo ou descarreguem malware. Para ajudar as organizações a compreender melhor esta atividade, o guia agora publicado categoriza o phishing em duas táticas comuns: phishing para obter credenciais de login e phishing para implementar malware.

O relatório expande ambas as táticas, detalhando as técnicas frequentemente usadas pelos atores, como personificar supervisores/colegas de confiança, usar protocolo de voz sobre Internet para falsificar a identificação de quem telefona e utilizar ferramentas disponíveis publicamente para facilitar campanhas de spear phishing.

Durante muito tempo, a orientação predominante para prevenir ataques de phishing foi que os utilizadores devem evitar abrir em e-mails maliciosos. Sabemos que este conselho não é suficiente. As organizações devem implementar os controlos necessários para reduzir a probabilidade de uma intrusão prejudicial se um utilizador interagir com uma campanha de phishing – o que sabemos que muitos utilizadores fazem, em todas as organizações”, explica Sandy Radesky, Associate Director for Vulnerability Management da CISA. “Com os nossos parceiros NSA, FBI e MS-ISAC, este guia fornece etapas práticas e viáveis para reduzir a eficácia do phishing como vetor de acesso inicial. Sabemos também que muitos dos controlos descritos neste guia podem ser implementados por fornecedores de tecnologia, reduzindo a carga e aumentando a segurança em grande escala. Encorajamos fortemente todas as organizações e fabricantes de software a reverem este guia e implementarem recomendações para evitar tentativas de phishing bem-sucedidas – by design, sempre que possível”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.