Threats

Quase três milhões de ataques DDoS no primeiro trimestre de 2021

Os ataques DDoS têm registado um aumento significativo em 2021 e as principais vítimas são o setor da saúde, a educação e os serviços online

29/05/2021

Quase três milhões de ataques DDoS no primeiro trimestre de 2021

Cerca de 2,9 milhões de ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS) foram lançados no primeiro trimestre de 2021, de acordo com uma investigação. O valor estimado representa um aumento de 31% face ao período homólogo de 2020, sendo que nos três meses do primeiro trimestre do ano registaram mais de 900 mil ataques de DDoS.

"Os primeiros dois meses do ano são geralmente os meses mais lentos no calendário de ataques do DDoS", afirmam os investigadores. "Este ano, assistimos a 972 mil ataques em janeiro, ofuscando o recorde de maio passado para o maior número de ataques até agora vistos num mês" que acrescentam ainda que "se esta atividade continuar, estamos numa trajetória que excede o limiar sem precedentes de dez milhões de ataques registados em 2020".

Comparando os primeiros trimestres deste ano e 2020, os investigadores não viram um aumento significativo na dimensão dos ataques lançados. Durante ambos os períodos, os atacantes optaram por lançar ataques rápidos que as vítimas teriam dificuldade em mitigar.

A duração dos ataques e do desempenho aumentou ano após ano. Grande parte dos ataques (42%) duraram entre cinco e dez minutos, enquanto as rondas que duravam menos de cinco minutos desceram de 24% para 19%.

"Os oponentes aumentaram significativamente o desempenho, uma vez que o retorno máximo registado aumentou 71% em comparação com o primeiro trimestre de 2020", dizem os investigadores.

Analisando quais as indústrias atacadas, os investigadores observaram que os cuidados de saúde, a educação e os serviços online eram os principais lesados.

As organizações de saúde sofreram cerca de sete mil ataques no terceiro trimestre de 2020, dez mil ataques no quarto trimestre e 8.400 ataques no primeiro trimestre de 2021. O valor do primeiro trimestre de 2021 representa um aumento de 53% ano após ano.

Na educação, os ataques aumentaram 41% nos últimos três trimestres, com 32 mil ataques no terceiro trimestre de 2020, 39 mil no quarto trimestre e 45 mil no primeiro trimestre deste ano.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.