Threats

SolarWinds corrige vulnerabilidade crítica que permitia execução remota de código

A SolarWinds lançou uma atualização urgente para corrigir a vulnerabilidade no Web Help Desk, que pode permitir execução remota de código sem autenticação e expor sistemas a ataques graves

24/09/2025

SolarWinds corrige vulnerabilidade crítica que permitia execução remota de código

A SolarWinds lançou uma atualização urgente para corrigir uma vulnerabilidade crítica no Web Help Desk, o seu software de gestão de suporte técnico. A falha, identificada como CVE-2025-26399, poderia permitir a cibercriminosos executar comandos arbitrários em sistemas afetados, sem necessidade de autenticação.

De acordo com a empresa, o problema está relacionado com um caso de desserialização de dados não fidedignos no componente AjaxProxy. A exploração bem-sucedida desta vulnerabilidade possibilitaria a execução de código remoto na máquina host com privilégios elevados.

A CVE-2025-26399 foi classificada como um desvio de patch para duas vulnerabilidades anteriores: a CVE-2024-28988 e a CVE-2024-28986, corrigidas em 2024. Segundo a Zero Day Initiative (ZDI), que já havia alertado para falhas semelhantes, a origem do problema reside na falta de validação dos dados fornecidos pelo utilizador, abrindo caminho para a desserialização maliciosa.

Apesar de não existirem indícios de exploração ativa desta vulnerabilidade, os especialistas recomendam a atualização imediata para a versão SolarWinds Web Help Desk 12.8.7 HF1, lançada como hotfix para mitigar o risco.

A SolarWinds reforça que a aplicação das correções é essencial para evitar que sistemas vulneráveis possam ser alvo de ataques remotos, numa altura em que a exploração de falhas em software de suporte continua a ser uma das estratégias favoritas de grupos de cibercrime.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.