Threats

Vulnerabilidade crítica em pacote npm permite execução arbitrária de código

A falha encontrada no npm React Native Community Command Line Interface permite que agentes maliciosos não autenticados executem comandos arbitrários no servidor de desenvolvimento

05/11/2025

Vulnerabilidade crítica em pacote npm permite execução arbitrária de código

A JFrog divulgou detalhes de uma vulnerabilidade crítica que afeta um popular pacote npm do React Native, um framework de código aberto utilizado na criação de aplicações móveis, desktop e web.

A falha, descoberta pelos investigadores da JFrog e identificada como CVE-2025-11953, reside no pacote NPM React Native Community Command Line Interface (CLI), que regista aproximadamente dois milhões de downloads por semana.

Segundo a JFrog, a vulnerabilidade representa um risco significativo para os developers. A falha permite que agentes maliciosos não autenticados executem comandos arbitrários no servidor de desenvolvimento, controlando parâmetros através de pedidos POST enviados para o alvo.

Ao contrário das vulnerabilidades típicas nos servidores de desenvolvimento, que só podem ser exploradas a partir da máquina local do programador, um segundo problema de segurança que a equipa identificou no código-fonte principal do React Native expõe o servidor de desenvolvimento a ataques externos à rede – tornando a vulnerabilidade anterior um problema extremamente crítico”, alerta a JFrog.

Os investigadores conseguiram explorar a vulnerabilidade no Windows para a execução de comandos arbitrários do sistema operativo como controlo total dos parâmetros. Embora no Linux e macOS tenham obtido inicialmente execução de código com controlo limitado, a JFrog acredita que o potencial de impacto pode ser ainda maior nestas plataformas.

A JFrog salientou que a falha só pode ser explorada por developers que utilizem uma versão vulnerável do pacote npm e dependam do servidor de desenvolvimento Metro. A empresa de segurança confirmou que a vulnerabilidade foi rapidamente corrigida pela Meta, que continua envolvida na manutenção do framework juntamente com a comunidade de open-source e colaboradores empresariais como a Microsoft.

Uma correção para a CVE-2025-11953 está incluída na versão 20.0.0 do pacote. É recomendado que os utilizadores atualizem o pacote [@]react-native-community/cli-server-api para esta versão ou versões superiores em todos os seus projetos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.