Threats

Vulnerabilidade leva Western Digital a aconselhar desligar dispositivos da Internet

Uma vulnerabilidade nos dispositivos My Book Live e My Book Live Duo, que receberam a sua última atualização de firmware em 2015, está a levar que os dispositivos recebam reset de fábrica “que podem ser levadas a cabo por qualquer pessoa que saiba o endereço de IP do dispositivo afetado”

28/06/2021

Vulnerabilidade leva Western Digital a aconselhar desligar dispositivos da Internet

Vários clientes da Western Digital descobriram, na última semana, que os dados guardados nos dispositivos MyBook Live e MyBook Live Duo foram completamente apagados. O conselho da empresa é, até ser lançada uma atualização de segurança, desligar os dispositivos da rede.

No final da última semana, a 24 de junho, a Western Digital referiu que os dispositivos mencionados “estão a ser comprometidos através da exploração de uma vulnerabilidade de execução de comandos remotos” que, em alguns casos, “levou a um reset de fábrica que terá apagado todos os dados dos dispositivos”.

Admitindo que “os dados dos nossos clientes são muito importantes”, e ainda que a última atualização de firmware tenha sido em 2015 – os produtos foram descontinuados em 2014 –, a Western Digital está “a investigar ativamente o problema e vai fornecer uma atualização assim que houver informação”.

Esta vulnerabilidade foi descoberta e reportada à Western Digital em 2018. Na altura, a empresa referiu que os dispositivos afetados já não eram suportados e que os clientes deviam evitar ligá-los à Internet.

Estes dispositivos tiveram algum sucesso junto dos utilizadores e pequenas empresas, uma vez que eram relativamente baratos e com várias funcionalidades, para além de puder levar uma atualização de espaço se fosse necessário. Simultaneamente, também era fácil aceder aos dados remotamente através de uma aplicação móvel.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.