Threats

WhatsApp é a aplicação com maior número de ataques de phishing

No que diz respeito às aplicações de mensagens, Portugal ocupa a 22.ª posição no ranking mundial dos países mais afetados por ataques de phishing através de WhatsApp

28/07/2021

WhatsApp é a aplicação com maior número de ataques de phishing

A Kaspersky desenvolveu um estudo no qual são reveladas quais as aplicações de conversação (messengers) mais populares entre os cibercriminosos para promover ataques de phishing. A maior percentagem de ligações maliciosas detetadas entre dezembro de 2020 e maio de 2021 foi enviada através do WhatsApp (89,6%), seguido pelo Telegram (5,6%). O Viber surge em terceiro lugar, com uma quota de 4,7%, e o Hangouts conta com menos de um por cento. Os países que registaram o maior número de ataques de phishing foram a Rússia (46%), o Brasil (15%) e a Índia (7%). A nível mundial, foram registadas 480 deteções por dia.

De acordo com a investigação da Kaspersky, as aplicações de conversação, em termos de popularidade entre os utilizadores, ultrapassaram as redes sociais em 20% no ano de 2020, tornando-se a ferramenta de comunicação mais popular. Os resultados também mostram que, em 2020, a audiência global de aplicações de conversação ascendeu a 2,7 mil milhões de pessoas, e, em 2023, espera-se que cresça para 3,1 mil milhões, ou seja, cerca de 40% da população mundial.

O Kaspersky Internet Security for Android adicionou uma nova funcionalidade - o Safe Messaging - que impede os utilizadores de abrir ligações maliciosas vindas de aplicações de conversação (WhatsApp, Viber, Telegram, Hangouts) e de SMS. Como resultado, a Kaspersky analisou cliques anónimos em ligações de phishing nas aplicações de conversação e descobriu que, entre dezembro de 2020 e maio de 2021, foram registadas 91.242 deteções a nível mundial.

De acordo com as estatísticas, o Kaspersky Internet Security for Android detetou o maior número de ligações maliciosas no WhatsApp, em parte devido ao facto de ser a plataforma mais popular a nível mundial. A maior parte das mensagens foram detetadas na Rússia (42%), Brasil (17%) e Índia (7%). 

Entre os utilizadores do Kaspersky Internet Security para Android, o Telegram apresenta menor quantidade de deteções, mas revela semelhanças geográficas com o WhatsApp: o maior número de ligações maliciosas foi detetado na Rússia (56%), Índia (6%) e Turquia (4%). Os números elevados na Rússia devem-se provavelmente ao aumento do nível de popularidade desta aplicação no país. Relativamente a Portugal, o país ocupa a 22.ª posição do ranking mundial entre os países do mundo mais afetados por ataques de phishing, através do WhatsApp.

Com base nos dados recolhidos, o Viber e o Hangouts verificaram o menor número de deteções registadas. A principal diferença entre ambas é a representação regional. O maior número de deteções no Viber foi identificado principalmente na Rússia, com 89%, e nos países da CEI (Central European Initiative) – a Ucrânia com 5% e a Bielorrússia com 2% - enquanto a maioria das deteções no Hangouts foram observadas nos EUA (39%) e em França (39%).

Em relação ao número de ataques de phishing registados por utilizador no WhatsApp, o Brasil (177) e a Índia (158) lideram. Em simultâneo, os utilizadores russos tornaram-se líderes no número de deteções no Viber (305) e no Telegram (79), quando comparados com outros países.

"Os dados demonstram que o phishing em aplicações de conversação ainda é uma das ferramentas mais populares entre os cibercriminosos. Isto deve-se, em parte, à grande popularidade destas aplicações entre o público, bem como à capacidade de utilizar a funcionalidade incorporada das aplicações para realizar ataques. Por vezes, pode ser difícil determinar se um ataque é phishing, pois a diferença pode estar apenas numa letra ou num erro mínimo. A vigilância, combinada com as tecnologias anti-phishing, é uma ferramenta fiável na luta contra o phishing neste tipo de aplicações", comenta Tatyana Shcherbakova, Senior Web Content Analyst na Kaspersky


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.