X-ray

Microsoft confirma que disrupções no Outlook no início de junho foram ciberataques

A Microsoft confirmou que as disrupções que aconteceram no Outlook no início de junho foram causadas por ataques DDoS por um novo grupo hacktivista

19/06/2023

Microsoft confirma que disrupções no Outlook no início de junho foram ciberataques

A Microsoft confirmou que a disrupção no início de junho que afetou alguns produtos da empresa – nomeadamente o Outlook e o OneDrive – foi causada por ataques DDoS levado a cabo por um grupo hacktivista apelidado de Storm-1359 pela empresa.

A Microsoft não forneceu muitos detalhes, mas a Associated Press refere que uma porta-voz da empresa confirmou que o grupo que se autodenomina Anonymous Sudan esteve por trás dos ataques e que reivindicou a responsabilidade no seu Telegram. Alguns investigadores de segurança acreditam que o grupo seja russo.

Numa publicação no seu blog, a Microsoft explicou que os ataques “impactaram temporariamente a disponibilidade” de alguns serviços e que os invasores estavam focados em “interrupção e publicidade” e provavelmente usaram uma infraestrutura de cloud e redes privadas virtuais para inundar os servidores da Microsoft.

A Microsoft disse, também, que “não tem evidências de que os dados dos clientes foram acedidos ou comprometidos” e que este ataque teve como alvo “o layer 7 em vez do layer 3 ou 4” e que a empresa já reforçou a proteção desta camada para “melhor proteger os clientes do impacto de ataques DDoS similares”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.