Analysis

Agências governamentais da América Latina alvo de ataques de ransomware

Ao longo dos últimos meses, várias agências governamentais localizadas na América Latina têm sido alvo de ataques de ransomware, com o Chile e a República Dominicana a serem das vítimas mais recentes

02/09/2022

Agências governamentais da América Latina alvo de ataques de ransomware

Na última semana, o Ministério do Interior do Chile reportou que uma agência governamental teve os seus sistemas e serviços online interrompidos após um pedaço de ransomware ter atacado os servidores Windows e VMware ESXi, tendo comprometido os sistemas e encriptado os ficheiros. Ao que tudo indica, a agência em questão é a Sernac, o serviço nacional do consumidor que protege os direitos dos consumidores.

As informações disponíveis indicam que se poderá tratar de um ransomware relativamente novo, intitulado de RedAlert e também conhecido como N13V. Este ransomware utiliza uma técnica de dupla extorsão, encriptando os ficheiros e ameaçando divulgar os dados caso o resgate não seja pago.

Também na última semana o Centro Nacional de Cibersegurança da República Dominicana indicou que o Instituto Dominicano de Agricultura foi alvo de um ataque, onde terão sido roubados mais de 1Tb de ficheiros e tendo sido pedido cerca de 650 mil dólares de resgate. O governo local não tem intenções de pagar o resgate.

No início do mês de agosto, também uma agência governamental da Argentina viu-se forçada a desligar sistemas e serviços após um ataque de ransomware.

Possivelmente o caso mais conhecido teve lugar em maio, quando o cibergrupo por trás do ransomware Conti atacou os sistemas da Costa Rica, o que levou o próprio governo a declarar guerra ao grupo. Por volta da mesma altura, também várias organizações governamentais no Peru começaram a ser alvo frequente de ataques.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.