Analysis

Maior produtora de petróleo confirma ciberataque

A Saudi Aramco, a maior produtora de petróleo do mundo, confirma que sofreu uma violação de dados e que foi pedido um resgate de 50 milhões de dólares

27/07/2021

Maior produtora de petróleo confirma ciberataque

A Saudi Aramco, maior produtora de petróleo do mundo, confirmou que alguns dos seus dados foram comprometidos e que os cibercriminosos pediram um resgate de 50 milhões de dólares.

Segundo o Financial Times, um hacker afirmou no último mês que tinha acesso a uma parte dos dados da empresa, tendo procedido ao pedido de resgate do mundo. Agora, num comunicado enviado ao mesmo órgão de comunicação social, a empresa confirmou o data leak, mas insistiu que os seus próprios sistemas não foram comprometidos, indicando que foi um fornecedor externo a ser a fonte da violação de dados.

Já anteriormente as instalações da Saudi Aramco tinham sido alvo de ataques, tanto cibernéticos como físicos. Em agosto de 2012, por exemplo, a Saudi Aramco teve problemas em recuperar os seus sistemas depois de um ciberataque que forçou a empresa a isolar todos os seus sistemas eletrónicos de acesso externo.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.