Analysis

Média de ataques a OT diminui no segundo semestre de 2023

Análise mostra uma diminuição na percentagem de equipamentos de OT atacados no segundo semestre de 2023 em comparação com o primeiro semestre do mesmo ano

02/04/2024

Média de ataques a OT diminui no segundo semestre de 2023

A equipa do ICS CERT da Kaspersky realizou uma análise às tendências de cibersegurança no campo do OT durante o segundo semestre de 2023. O relatório oferece uma visão completa sobre os cenários de ameaças em evolução a nível regional e global, bem como em setores específicos. Portugal ocupa o sexto lugar, numa lista de quinze países, onde mais documentos maliciosos foram bloqueados (5,9%).

A análise da Kaspersky – “Threat landscape for industrial automation systems, Statistics for H2 2023” – mostra uma diminuição na percentagem dos computadores de tecnologia operacional atacados: 31,9% no segundo semestre, face aos 34% no primeiro semestre de 2023. Essa queda aproxima a taxa de ataque dos níveis observados em 2020, com uma média anual de 38,6% de sistemas de OT afetados em 2023.

Apesar desta redução, o panorama das ameaças manteve-se diversificado ao longo do ano passado. As ameaças que se propagam através da Internet permanecem a principal fonte de riscos para os sistemas de OT, representando 18,1% dos ataques, seguidas dos clientes de email (4%) e dos dispositivos amovíveis (1,9%).

Este aumento destaca a evolução das táticas aplicadas pelos cibercriminosos, que estão cada vez mais empenhados em explorar as vulnerabilidades e alavancar a infraestrutura ICS para seu próprio benefício financeiro. Além disso, isto pode significar uma mudança no foco dos cibercriminosos para técnicas de exploração mais discretas.

A Grécia liderou a classificação por país e território em termos de percentagem de sistemas ICS nos quais foram bloqueados documentos maliciosos, com 9,4%. Portugal ocupa o sexto lugar, com 5.9%. Numa lista dos 15 países mais afetados, três pertencem ao sul da Europa.

A análise da Kaspersky revelou as variações regionais no cenário de ameaças. No segundo semestre de 2023, a percentagem de computadores em que a atividade maliciosa foi impedida variou entre regiões: entre África (38,2%) e Norte da Europa (14,8%). O Sul da Ásia (36,5%), Leste da Europa (31,1%) e o Sul da Europa (27,6%) foram as regiões que testemunharam um maior aumento de atividade maliciosa.

No final de 2023, a percentagem de sistemas ICS nos quais foram bloqueados objetos maliciosos aumentou em duas regiões em comparação com 2022: a Europa Oriental apresenta valores de 34,5% e a Europa Ocidental de 21,6%. Na Europa de Leste, o valor disparou no segundo semestre de 2023 (30,9%). Os scripts maliciosos e as páginas de phishing contribuíram para a maior parte do aumento.

Centrando-se nas indústrias mais específicas, o relatório identifica a automatização de edifícios como o setor mais atacado. O setor do petróleo e do gás apresenta uma tendência incerta, registando um ligeiro aumento dos ataques no segundo semestre de 2023, após um período de declínio.

Embora a exposição geral da infraestrutura de OT global a ciberameaças tenha diminuído no segundo semestre de 2023, as empresas industriais devem continuar a fortalecer as suas defesas e ficar à frente das ameaças em constante evolução. O nosso relatório inclui análises regionais, nacionais e específicas do setor de ameaças capazes de atingir os sistemas de OT, o que pode ajudar as organizações a adaptar as suas estratégias de cibersegurança”, afirma Evgeny Goncharov, responsável da equipa de ICS CERT da Kaspersky, em comunicado.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.