Analysis

No More Ransom já impediu que quase mil milhões de euros fossem pagos a hackers

Nos seus cinco anos de existência, o projeto No More Ransom já preveniu que quase mil milhões de euros fossem pagos a cibercriminosos

26/07/2021

No More Ransom já impediu que quase mil milhões de euros fossem pagos a hackers

Hoje, tudo o que precisamos está armazenado em dispositivos digitais, como computadores pessoais ou smartphones, que contêm informações importantes sobre a nossa vida pessoal e profissional.

A digitalização criou um ambiente de vida flexível que nos dá a liberdade de aceder facilmente um universo de informações. Também nos dá espaço para armazenar centenas de milhares de arquivos diferentes: fotos, bilhetes eletrónicos, projetos importantes nos quais trabalhamos há semanas, arquivos repletos de décadas de conhecimento e memórias. O ransomware permite que os criminosos roubem tudo isso num instante. Por isso, é fundamental estar atento, estar atento e proteger o seu mundo digital.

Os desencriptadores disponíveis no repositório No More Ransom ajudaram mais de seis milhões de pessoas a recuperar os seus arquivos gratuitamente. Isso evitou que os criminosos ganhassem quase mil milhões de euros com ataques de ransomware. Atualmente, o projeto oferece 121 ferramentas gratuitas capazes de desencriptar 151 famílias de ransomware, reúne 170 parceiros dos setores público e privado e o portal está disponível em 37 idiomas.

Um novo site No More Ransom foi lançado para marcar o quinto ano do projeto. Moderno e mais amigável, o novo lar do Crypto Sheriff oferece informações atualizadas sobre ransomware, bem como conselhos sobre como prevenir uma infeção por ransomware.

A Europol deixa, ainda, os habituais conselhos para que empresas e particulares não sejam vítimas de ataques de ransomware: criar backups dos dispositivos eletrónicos, ter atenção ao que se clica, ter atenção a anexos nos emails, assegurar que o software de segurança e o sistema operativo estão atualizados e, se acabar por ser vítima, não pagar e ver o site do projeto No More Ransom pelas ferramentas de desencriptação.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.