Analysis

Observado aumentado de fraudes com recurso a cartões oferta

Relatório Cyber Signals da Microsoft observou um aumento de 30% na atividade de fraudes com cartões oferta entre março e maio de 2024 e de 60% entre setembro e dezembro de 2023

27/05/2024

Observado aumentado de fraudes com recurso a cartões oferta

A Microsoft atualizou o Cyber Signals, a sétima edição do seu relatório de cibersegurança, onde – através dos insights de 78 triliões de sinais de segurança diários – faz uma análise detalhada à crescente ameaça com recurso a cartões oferta falsos, sobretudo em épocas festivas, do grupo Storm-0539 (também conhecido como Atlas Lion).

Segundo a recente edição do Cyber Signals, a Microsoft observou um aumento de 30% das atividades ilícitas praticadas pelo grupo Storm-0539 entre março e maio de 2024, assim como uma subida de 60% entre setembro e dezembro de 2023, coincidindo com o período da Black Friday e do Natal, época em que se regista uma maior utilização de cartões oferta por parte dos consumidores.

De acordo com a Microsoft Threat Intelligence, os cartões oferta são hoje alvos atrativos para práticas de fraude. Ao contrário dos cartões de crédito ou de débito, esta tipologia de cartão pré-pago não têm o nome do cliente nem uma conta bancária associada, o que pode diminuir o escrutínio da sua utilização potencialmente suspeita nalguns casos, apresentando desta forma aos cibercriminosos um formato diferente enquanto cartão de pagamento para explorar.

Através de um profundo conhecimento dos ambientes de cloud, o grupo Storm-0539 começa por visar os telemóveis pessoais e profissionais dos colaboradores através de mensagens de smishing. Após acederem à conta de um colaborador, movimentam-se lateralmente na rede à procura de processos de negócios relacionados com cartões oferta e recolhem informações sobre máquinas virtuais, ligações VPN e vários recursos de software e ambientes remotos. Posteriormente, criam cartões oferta utilizando contas comprometidas, resgatam o valor e, posteriormente, vendem os cartões oferta a outros agentes de ameaças no mercado negro.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.