Blue team

S.Labs

Habilitar o negócio e a segurança em conjunto: o valor do SASE

A segurança costuma ser considerada uma apólice de seguro. Mas não falamos das formas através das quais as nossas escolhas de segurança podem realmente viabilizar os negócios e expandir o que é possível dentro das organizações. A segurança pode ser uma ferramenta para resiliência e inovação

20/07/2023

Habilitar o negócio e a segurança em conjunto: o valor do SASE

Aprender a maximizar o valor que a segurança pode oferecer geralmente vem de algumas fontes importantes: a primeira delas é olhar para dentro da nossa organização e estabelecer um alinhamento entre decisores para entender as necessidades e os fluxos de trabalho dos negócios. 

Entrevistar decisores dentro das várias unidades de negócio dentro da organização para entender as suas necessidades é um primeiro passo e muito importante. O conhecimento adquirido permite decisões mais informadas e ajuda a implementar tecnologias de segurança que suportam e até aceleram o sucesso da organização. O segundo passo, consiste em adquirir conhecimento sobre os desafios que as organizações externas que foram vítimas de ataques tiveram de enfrentar.

Muito mais do que o "seguro" de segurança para a capacitação do negócio

Os decisores nas organizações que adotam a antiga abordagem de “segurança como apólice de seguro” continuam a olhar para a cibersegurança como um custo. A realidade, porém, é que os investimentos em cibersegurança também podem ser um importante método de redução de custos para as organizações, protegendo o valor do negócio.

Para isto acontecer, é necessário pensar que a cibersegurança é um investimento que vai muito além do custo de compra. O que acontece se a organização for atacada e não estiver segura? Quais os custos intangíveis que a organização economiza – associados a tudo, desde a implementação até à gestão ou se fizerem escolhas sensatas na hora de investir em cibersegurança. Algumas soluções modernas de cibersegurança capacitam as organizações de uma forma que vai muito além da continuidade do negócio. Uma delas é o SASE.

SASE não é apenas sobre segurança

Fundamentalmente, o SASE fornece duas coisas principais: conectividade e segurança. No lado da conectividade, a implementação do SASE fornece formas de trabalhar remotamente altamente resilientes. A peça de segurança é que o SASE fornece segurança integrada profundamente incorporada nas mesmas tecnologias que fornecem os recursos de conectividade. Portanto, o SASE não trata apenas de fornecer ferramentas de segurança aos utilizadores corporativos, mas também de criar formas de trabalhar com segurança.

Hoje, é possível ter colaboradores que trabalham remotamente utilizando o seu laptop ligado por meio de uma arquitetura SASE usando o Prisma Access da Palo Alto Networks. Com esta nova abordagem as equipas de TI oferecem suporte aos colaboradores que trabalham remotamente, sem a necessidade de grandes quantidades de hardware a serem instaladas e implementadas para cada utilizador. Além de apoiar os colaboradores que trabalham em casa, o SASE também ajuda a capacitar as filiais das empresas. Anteriormente, as empresas tinham um modelo em que as filiais transferiam o tráfego para o data center mais próximo. Como resultado, todas as aplicações SaaS críticas estavam a passar pelo data center para aceder à Internet.

Se houvesse algum problema com o data center ou em algum ponto entre a filial e o data center, isso poderia significar um problema. Sem mencionar o fato de que o desempenho das aplicações na filial era frequentemente degradado. Com um modelo SASE, as filiais podem aceder às aplicações diretamente na cloud, com total segurança.

Introduzir o SASE no negócio

Conseguir que a nossa organização invista na adoção de um modelo de SASE, não pode ser apenas através da explicação das tecnologias que estão por trás deste modelo. Essa abordagem é a mesma da “velha” apólice de seguro.

Devemos introduzir o tema sem sequer falar sobre tecnologia. É pois, importante fazer uma abordagem para referir que qualquer utilizador, a partir de qualquer localização, independentemente do método de conectividade, independentemente da aplicação a que está a tentar aceder e independentemente de onde esta reside (cloud privada ou pública, SaaS), combinando tudo isto numa única politica entregue a partir da cloud, torna possível a qualquer colaborador ter uma experiência ótima de utilização, sem latências, de forma absolutamente segura.

Não há dúvida de que através da adoção de um modelo de SASE, o negócio passa a ser mais resiliente e mais bem-sucedido. Durante a pandemia, através do SASE, garantimos segurança, conectividade remota e a continuidade do negócio.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Palo Alto Networks


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.