Compliance

Cibercrime na mira da proposta da UE para legislar cibersegurança

A legislação pretende cobrir desde computadores a telemóveis, robots de cozinha inteligentes e brinquedos digitais de crianças

25/10/2022

Cibercrime na mira da proposta da UE para legislar cibersegurança

Os legisladores da União Europeia querem reforçar a legislação sobre cibersegurança com novas leis para produtos de hardware e software.

Designado como Lei da Ciber-Resiliência (Cyber Resilience Act), a legislação pretende cobrir desde computadores a telemóveis, robots de cozinha inteligentes e brinquedos digitais de crianças. A proposta pretende que os produtos sejam pensados, desenvolvidos e produzidos de forma a mitigar os riscos afetos à cibersegurança.

Com o crescimento das tecnologias e dos produtos IoT, a vulnerabilidade aos cibercriminosos aumentou também.

De acordo com a União Europeia, os ataques ransomware ocorrem a cada 11 segundos (a nível global). Em 2021, estes ataques tiveram um custo estimado em 20 mil milhões de euros.

Só em 2020, os ataques DDoS custaram 65 mil milhões de euros à economia da UE.

“A Lei da Ciber-Resiliência vai assegurar que os objetos ligados e o software que compramos obedeçam a fortes medidas de segurança cibernética”, afirmou Margrethe Vestager, a vice-presidente executiva da Comissão Europeia e responsável pela pasta da Concorrência.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.