iTech

Chrome tornará HTTPS obrigatório por padrão em 2026

A partir de outubro de 2026, a versão do browser Chrome 154 irá ativar automaticamente a função que permite uma ligação segura nos websites para todos os utilizadores

02/11/2025

Chrome tornará HTTPS obrigatório por padrão em 2026

A Google anunciou que o seu broswer, Chrome, irá conectar-se de forma mais segura com os websites. A partir da versão Chrome 154, cujo lançamento está previsto para outubro de 2026, o browser ativará automaticamente a função de Always Use Secure Connections.

Isto significa que a Chrome tentará estabelecer conexões HTTPS e pedirá confirmação quando um site não suportar este requisito. Esta atualização reflete o objetivo de longo prazo da Google de tonar as ligações mais seguras.

Quando os website utilizam apenas HTTP, os cibercriminosos têm a possibilidade de intercetar ou alterar o tráfego, expondo os utilizadores a conteúdo malicioso. A equipa Chrome Security observou que estas ameaças continuam a ser possíveis, apesar da ampla adoção do HTTPS.

Na última década o HTTPS Transparency Report da Google tem detetado um crescimento estável de navegação encriptada. Em 2015, apenas cerca de 30 a 45% do tráfego no Chrome usava HTTPS; em 2020, esse número tinha aumentado e alcançado entre os 95 e 99%. Desde então, o crescimento tem sido lento, deixando uma pequena porção do tráfego desprotegida.

Mesmo uma pequena percentagem de tráfego desprotegido representa muitas navegações”, refere a equipa do Chrome. “Os atacantes precisam apenas  de uma ligação desprotegida para comprometer um utilizador”.

Para limitar o uso de prompts desnecessários, a implementação do Chrome vai deixar de avisar os utilizadores repetidamente sobre websites que utilizam regularmente. Em vez disso, o browser só irá alertar os utilizadores para sites novos ou raramente visitados com ligações desprotegidas.

Esta alteração irá acontecer em duas fases: em abril de 2026, o Chrome 147 ativará a ferramenta para os utilizadores que estão inscritos no Enhanced Safe Browsing; já em outubro, o Chrome 154 estenderá a ferramenta para todos os utilizadores a nível mundial.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.