iTech

Fortinet anuncia assistente de segurança com IA generativa

A Fortinet integrou o FortiAI no seu Security Fabric e vai permitir que as organizações possam melhorar o seu sistema de segurança e aumentem a sua eficiência operacional

19/06/2024

Fortinet anuncia assistente de segurança com IA generativa

A Fortinet anunciou um conjunto de atualizações para o seu portfólio de soluções baseadas em IA generativa com o objetivo de melhorar as operações de rede e segurança, entre as novidades está o primeiro assistente de segurança com IA generativa do setor para IoT.

O setor da cibersegurança enfrenta uma lacuna significativa de competências que se aproxima dos quatro milhões de profissionais. A IA generativa dá resposta a este desafio aumentando a necessidade de proficiência técnica. O FortiAI, o assistente GenAI da Fortinet, irá apoiar e orientar as equipas de operações de segurança (SecOps) e de operações de rede (NetOps) para que possam configurar e gerir alterações na sua rede, bem como investigar e prevenir ameaças mais rapidamente. A interface intuitiva permite que as equipas, independentemente da sua experiência, se envolvam mais, utilizando a linguagem natural, isto irá colmatar eficazmente a escassez de competências do setor.

A IA generativa veio remodelar as operações de rede e segurança, e dar apoio aos profissionais de TI para fazer mais e com maior rapidez. A Fortinet está comprometida em permanecer na vanguarda da inovação em IA e, ao expandir o FortiAI, o seu assistente de IA Generativa com reconhecimento de contexto, continua a capacitar as equipas de operações com recursos avançados de processamento de linguagem natural. As atualizações mais recentes do FortiAI oferecem novas formas inovadoras de interagir com as soluções da Fortinet ao utilizar mais de 30 linguagens comuns para eliminar a complexidade e aumentar a eficiência operacional”, refere, em comunicado, John Maddison, Chief Marketing Officer da Fortinet.

Desde o lançamento do FortiAI em 2023, a Fortinet continuou a trabalhar nos recursos de GenAI em todo o Fortinet Security Fabric, nesse sentido a empresa está a apresentar um conjunto de inovações onde se incluem novos recursos de IA generativa para operações de rede e de segurança, nomeadamente:

  • Agilizar operações do Dia Zero e Dia Um: Os novos recursos FortiAI no FortiManager introduzem uma abordagem transformadora para a configuração e o provisionamento de rede do Dia Zero e do Dia Um, fornecendo scripts assistidos por GenAI em CLI e Jinja. Este inovador recurso ajuda a gerar scripts com base em comandos de conversação, tornando-os acessíveis para as equipas com diferentes níveis de experiência em programação. Inclui também uma capacidade de validação, que examina o código na procura de erros e sugere correções, simplificando o desenvolvimento desse mesmo código e aumentando a fiabilidade dos scripts de configuração. É um recurso poderoso para as equipas de TI que procuram aumentar a sua eficiência operacional. Um exemplo de uma pergunta que alguém pode fazer ao FortiAI é “pode ajudar-me a configurar o BGP no FortiGate?”;
  • Melhorar a visibilidade e a resolução de problemas do Dia Dois para vulnerabilidades de IoT: O FortiManager inclui agora o primeiro assistente de segurança com IA generativa do setor para IoT a partir de uma interface de conversação alimentada pelo FortiAI que irá ajudar a detetar e solucionar vulnerabilidades em IoT. O novo assistente de segurança GenAI IoT permite às equipas de segurança de rede (NetOps) utilizarem linguagem natural para obter uma visão detalhada das vulnerabilidades, identificar utilizadores associados e o nível de gravidade, analisar os impactos e até mesmo dar recomendações acionáveis do FortiAI, permitindo assim a identificação proativa de problemas e resoluções mais rápidas. Um exemplo de pesquisa que alguém pode fazer ao FortiAI é “mostre-me todas as vulnerabilidades críticas e os dispositivos associados a cada uma”;
  • Simplificar a pesquisa e a análise de ameaças: a Fortinet está a trabalhar na integração do FortiAI no FortiAnalyzer com novos recursos. Estas atualizações simplificam a pesquisa de ameaças e a análise de incidentes ao permitirem a introdução de comandos para consultar dados, identificar ameaças ou gerar relatórios. Os analistas podem navegar rapidamente por grandes conjuntos de dados para identificar e reagir a potenciais ameaças, tornando esses processos mais rápidos e acessíveis a profissionais de todos os níveis de especialização. Isto vai permitir acelerar os ciclos de revisão e resposta, e reduzir a necessidade de formação técnica extensiva. As equipas de segurança podem lidar com tarefas de deteção, análise e mitigação de ameaças com mais eficiência, aumentando a sua capacidade de gerir incidentes de segurança de forma proativa. Um exemplo de pesquisa que se pode dar ao FortiAI: “analise o evento de segurança mais recente, prepara um resumo detalhado, avalia o seu impacto potencial e sugere ações de resolução apropriadas”.

À medida que as tecnologias de IA se tornam cada vez mais essenciais para a cibersegurança, a importância de proteger os processos de IA e garantir a privacidade dos dados é fundamental. A Fortinet está na vanguarda da abordagem a estas questões com um conjunto de ferramentas robustas projetadas para proteger e otimizar as operações do GenAI. Como parte desta dedicação, inclui servidores proxy de IA nos seus data centers, uma iniciativa estratégica para fazer proxy de todas as conexões de IA. Esta configuração otimiza o desempenho da IA e aumenta a segurança dos dados dos clientes em todas as soluções da Fortinet. Ao centralizar o tráfego de IA por meio de proxies seguras, a Fortinet garante que todas as interações de dados sejam monitorizadas e protegidas, mitigando os riscos associados às operações que resultam desta tecnologia.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.