ITS Conf

Trend Micro: “Não podemos proteger aquilo que não podemos ver” (com vídeo)

José de la Cruz, Technical Director Iberia da Trend Micro, subiu ao palco das Technical Tracks, na IT Security Conference, onde destacou as principais características dos ciberataques e a necessidade de uma resposta estratégica eficaz

14/11/2024

Trend Micro: “Não podemos proteger aquilo que não podemos ver” (com vídeo)

Vivemos tempos desafiadores de cibersegurança, com ataques cada vez mais sofisticados. Na IT Security Conference 2024, José de la Cruz, Technical Director Iberia da Trend Micro, sublinhou as três características principais desses ataques.

“Eles [atacantes] atacam todos os vetores de ataque”, desde “correio eletrónico, por CDR, IDR, cloud, redes”, e estão em constante evolução. “Os atacantes melhoram técnicas e mecanismos de negócio para conseguir seu objetivo, que é o dinheiro”, afirmou. De acordo com o orador, a terceira característica é o foco dos atacantes, que escolhem cuidadosamente as vítimas para maximizar o ganho.

O papel do CISO na segurança e visibilidade das identidades

José de la Cruz comparou o papel do CISO a um “capitão de navio” que deve manter o rumo em tempos turbulentos. Para uma estratégia eficaz, o CISO deve adotar três princípios: “identificar as vulnerabilidades, bloquear os atacantes e responder rapidamente”. Destacou também a importância da visibilidade, afirmando que “não podemos proteger aquilo que não podemos ver” e ressaltou a necessidade de proteger as identidades, pois “as empregamos para autenticar com os nossos serviços”.

A automatização foi outro ponto destacado por José de la Cruz. “A automatização é fundamental para mitigar o impacto de um ataque”, pois os cibercriminosos conhecem detalhes das vítimas, como os horários de trabalho e férias. Reforçou que a resposta automática é essencial para lidar com ataques de maneira eficaz. A Trend Micro utiliza inteligência artificial em três camadas: “no suporte, nos motores de proteção e na plataforma”, sendo esta aplicada para detectar ataques e fornecer respostas rápidas.

A plataforma tudo-em-um

Por fim, José de la Cruz apresentou o Trend Micro Vision One, uma plataforma integrada para centralizar a cibersegurança. “Com o Trend Micro Vision One, vocês podem gerir tudo a partir de uma só plataforma”, explicou. Também ressaltou a importância da integração com parceiros, afirmando que “quanto mais parceiros a plataforma tiver, melhor será para a proteção”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.