News

Brasil discute criação de Estratégia Nacional de Cibercrime

O Presidente da Federação Brasileira de Bancos e o Ministro da Justiça e Segurança Pública juntaram-se para delinear a estratégia, que pretende identificar e interromper as ações de agentes maliciosos

18/09/2021

Brasil discute criação de Estratégia Nacional de Cibercrime

Entre uma preocupação crescente e generalizada das nações com o espaço da cibersegurança e depois de, recentemente, o Tesouro Nacional do Brasil ter sido vítima de um ataque ransomware, o governo brasileiro e o setor bancário abriram discussões à possibilidade de criação de uma estratégia para endereçar o crime digital, avança a ZDNet. 

As negociações para a Estratégia Nacional de Cibercrime, que começaram em São Paulo na semana passada, ficaram ao encargo do Presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Isaac Sidney, e o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Com a nova estratégia a ideia é “expandir a identificação e repressão” dos cibercriminosos, e, simultaneamente, expandir o conhecimento técnico das forças de segurança brasileiras e “promover uma cooperação permanente entre agentes privados e públicos”, conta a FEBRABAN. No plano está ainda o desenvolvimento de plataformas para partilhar informações de fraude de dados em meios digitais, o apoio e treino de peritos de segurança nesse campo e campanhas de sensibilização. 

A instituição explica ainda que a discussão vai ter por base as experiências da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, constituída em 2003 pelo Ministério da Justiça. Em 2018 publicou a sua primeira Política Nacional de Segurança da Informação e as Estratégias Nacionais de Segurança para a Segurança Cibernética e Segurança das Infraestruturas Críticas em 2020. 

Adicionalmente, em julho deste ano, o governo brasileiro criou uma rede de resposta a ciberataques com o intuito de promover uma resposta mais rápida às ameaças e vulnerabilidades através da coordenação entre organismos do governo federal - Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos. A rede abrangerá o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, bem como todos os órgãos e entidades de administração federal e as empresas que, voluntariamente, possam querer fazer parte da rede.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.