News

Cibercriminoso acede a dados da Uber nos EUA

Organização suspendeu os sistemas internos de comunicação depois de um cibercriminoso ter acedido à aplicação de mensagens eletrónicas Slack para enviar uma mensagem aos colaboradores

16/09/2022

Cibercriminoso acede a dados da Uber nos EUA

A Uber está a investigar uma alegada violação na rede da empresa que obrigou a organização a encerrar sistemas internos de comunicação nos EUA.

De acordo com a Reuters, que cita um relatório do New York Times, o atacante recorreu à aplicação de mensagens eletrónicas Slack e, através de um funcionário, conseguiu enviar uma mensagem aos colaboradores, onde revelava que a empresa tinha sido alvo de uma violação de dados.

De acordo com o documento consultado pelo jornal norte-americano, o cibercriminoso conseguiu depois acesso a outras áreas do sistema interno.

No Twitter, a Uber admitiu estar a lidar com uma questão de cibersegurança.

O uso do Slack foi entretanto suspenso na empresa depois dos funcionários terem recebido a mensagem onde o suspeito dava conta da “violação de dados”, alegando ainda que várias bases de dados internas tinham sido comprometidas. Desconhece-se ainda que tipo de dados estão em causa.

A Slack, detida pelas Salesforce, revelou estar a investigar o caso, mas sublinhou que não há, até ao momento, provas de vulnerabilidade na plataforma.

Numa primeira reação, Rui Duro, Country Manager da Check Point em Portugal afirmou que “este é um caso interessante e potencialmente transformador para os líderes de segurança”, e explica: “é aqui que os hackers irão utilizar uma variedade de meios offline e online para manipular os utilizadores e assim realizar ações ou divulgar informações confidenciais, tais como detalhes de acesso remoto”.

O Country Manager em Portugal do líder de soluções de cibersegurança relembra que existem soluções para proteger contra técnicas sofisticadas e de phishing, mas deixa um conselho: “é também absolutamente crítico que as organizações dediquem tempo a educar os seus colaboradores sobre estas ameaças”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.