News

Cibercriminoso envolvido em esquema de SIM swapping condenado à prisão

Na causa da detenção do norte-americano Nicholas Truglia está um esquema que levou ao roubo de mais de 20 milhões de dólares de um investidor de criptomoedas

10/12/2022

Cibercriminoso envolvido em esquema de SIM swapping condenado à prisão

Nicholas Truglia, um norte-americano acusado de levar a cabo esquemas de SIM swapping, foi condenado a 18 meses de prisão por roubar mais de 20 milhões de dólares. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, o cibercriminoso esteve envolvido num esquema que infiltrava contas online para roubar criptomoedas em janeiro de 2018. Foi declarado culpado no fim de 2021. 

De acordo com a acusação, o esquema consistia em levar o operador de rede móvel a transferir o número de telemóvel da vítima para um SIM no controlo dos cibercriminosos, obtendo acesso às contas online das vítimas e conseguindo redefinir palavras-passe. Uma das contas comprometidas continha mais de 20 milhões em criptomoedas, que os atacantes transferiram para contas no nome de Nicholas Truglia, cujas quantias foram posteriormente convertidas para bitcoin. A partir daí, os fundos foram transferidos para outras contas dos participantes do esquema. O cibercriminoso, baseado na Flórida, EUA, possuía cerca de 673 mil dólares dos fundos roubados.

A vítima, o investidor de criptomoedas, Michael Terpin, apresentou uma queixa alegando que três milhões de tokens no valor de 23,8 milhões de dólares foram roubados do seu telemóvel em 2018. O investidor ganhou um processo civil de 75 milhões de dólares contra Truglia em 2019. Depois do incidente, Terpin processou, ainda, a operadora de telecomunicações AT&T por não ter impedido o ataque, mas o pedido de indeminização de 200 milhões de dólares foi rejeitado.

Nicholas Truglia vai passar 18 meses na prisão, e está sujeito a três anos de liberdade condicional e à restituição de mais de 20 milhões de dólares.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.