News

Dados de 700 milhões de utilizadores do LinkedIn à venda na dark web

O LinkedIn refere que os dados pessoais de 700 milhões de utilizadores – a quase totalidade da base de utilizadores da rede social – que está à venda na dark web não é resultado de um data breach

04/07/2021

Dados de 700 milhões de utilizadores do LinkedIn à venda na dark web

Os dados de cerca de 700 milhões de utilizadores do LinkedIn estão à venda na dark web. Segundo o site RestorePrivacy, o data leak – que corresponde a 92% dos 756 milhões de utilizadores da rede social – inclui números de telefone, endereços físicos e dados de geolocalização.

De acordo com o mesmo site, foi publicitada a venda de dados de 700 milhões de utilizadores do LinkedIn, sendo que foram disponibilizados os dados de um milhão desses utilizadores como prova da existência dos dados.

O RestorePrivacy examinou a amostra e refere que inclui os emails, nomes, números de telefone, endereços físicos, dados de geolocalização, username e URL, experiência pessoal e profissional, género e dados sobre outras contas noutras redes sociais. No entanto, não foram encontradas credenciais de login ou dados financeiros na amostra disponibilizada.

Ao site em questão, o LinkedIn informou que está a investigar os alegados dados do LinkedIn e que não é o resultado de um data breach, nem que os dados privados dos utilizadores da rede social foram expostos. “A nossa investigação inicial descobriu que os dados foram recolhidos no LinkedIn e noutros vários sites”, diz a rede social.

Em nota enviada às redações, Oded Vanunu, Head of Products Vulnerability da Check Point Software Technologies, comenta que “este caso é semelhante ao que já reportámos no TikTok, quando conseguimos ‘consultar’ a API da plataforma e construir uma base de dados dos utilizadores. Com o LinkedIn, parece-nos que os hackers obtiveram os dados hackeando a API e, assim, recolhendo informação que as pessoas colocaram no site.  Estes incidentes mostram que a segurança da API é importantíssima quando desenvolvemos a lógica e infraestrutura de uma aplicação. As aplicações cloud são desenvolvidas essencialmente numa lógica de aplicação central que está ‘conectada’ a muitas API que fornecem os dados através da aplicação. Se as API não são seguras, isto expõe-nas a riscos, especialmente com a vulnerabilidade do código API ou chamadas ilimitadas de API. Isto pode causar uma fuga de dados massiva, como vimos nos casos que relatámos e neste caso específico do LinkedIn”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.