News

ENISA e Comissão Europeia celebram Mês Europeu da Cibersegurança

Outubro será marcado pela oitava edição do Mês Europeu da Cibersegurança da União Europeia, que promove a segurança em linha junto dos cidadãos da UE, sob o mote “Pense antes de clicar”

07/10/2020

ENISA e Comissão Europeia celebram Mês Europeu da Cibersegurança

A campanha anual de sensibilização em matéria de cibersegurança é coordenada pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e a Comissão Europeia, e apoiada pelos Estados-Membros, em conjunto com mais de 300 parceiros de vários setores.

Neste sentido, ao longo do mês de outubro, terão lugar em toda a Europa centenas de atividades, tais como, conferências, workshops, sessões de formação, apresentações gerais e campanhas e seminários em linha (webinars). O objetivo destas ações passa por aumentar a sensibilização na área da Cibersegurança, mas também servirá para facultar informações atualizadas sobre a segurança digital através da educação e da partilha de boas práticas. Desta forma, todos os anos o Mês Europeu da Cibersegurança reúne os cidadãos da UE, de forma a unirem forças contra as ameaças decorrentes do ciberespaço, sob o lema "A cibersegurança é uma responsabilidade partilhada".

Recorde-se que, este ano, a campanha do Mês Europeu de Cibersegurança foi concebida para abordar as questões de segurança em torno da digitalização da vida quotidiana, acelerada pela atual pandemia COVID-19. Incentivando as pessoas a “Pensar antes de clicar”, a campanha de 2020 salienta diferentes temas em matéria de cibersegurança, para ajudar os utilizadores a identificarem ciberameaças e a estarem preparados para as mesmas.

Neste sentido, o Centro Nacional de Cibersegurança irá desafiar, ao longo do mês, vários parceiros para a dinamização das mensagens de sensibilização de cibersegurança que se enquadram nesta iniciativa, e que tão pertinentes se tornam nos tempos pelos quais passamos.

O primeiro tema aborda as fraudes online através da partilha de conhecimento sobre as ciberameaças atuais e potenciais. As atividades centram-se, por exemplo, no acesso indevido ao correio eletrónico de empresas e nas fraudes em compras online. Neste sentido, objetivo do tema deste ano passa por incentivar os utilizadores a estarem mais alerta para as fraudes online, quando realizam transações comerciais e pessoais.

Já o segundo tema centra-se nas competências digitais, fornecendo atividades educativas para informar o público em geral sobre a segurança da informação. O tema abrange questões relativas à privacidade eletrónica, como a proteção dos dados pessoais, o ciberassédio e a ciberperseguição. Assim, as sessões visam promover a importância da ciber-higiene e o estabelecimento de boas práticas na Internet.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.