News

Facebook processa sites que vendiam informações do seus utilizadores

Facebook arquiva processos contra os serviços de Ciberint da MGP25 em Espanha e contra o Massroot8 nos EUA

21/06/2020

Facebook processa sites que vendiam informações do seus utilizadores

A rede social Facebook avançou esta semana com duas ações judiciais contra os operadores de dois sites que utilizavam as suas plataformas para vender likes do Instagram e recolher senhas e informações sobre utilizadores do Facebook, respetivamente.

Os processos judiciais são apenas os mais recentes de uma longa série de litígios que a empresa apresentou ao longo do último ano e meio.

O primeiro destes processos foi arquivado em Madrid, Espanha. O Facebook processou uma empresa local chamada MGP25 Cyberint Services, que opera um site online que vende likes e comentários do Instagram.

Além disto, o Facebook também entrou com um segundo processo nos EUA, num tribunal de São Francisco, contra Mohammad Zaghar, o proprietário da Massroot8.com.

O site afirma permitir que os utilizadores consigam gerir várias contas do Facebook de uma só vez, mas o Facebook alega que o serviço de Zaghar rouba as palavras-passe dos seus utilizadores. A rede social afirma ainda que que Zaghar utiliza as palavras-passe para aceder e hackear as contas dos utilizadores e recolher dados dos seus amigos virtuais.

O Facebook acredita também que o arguido acedeu a mais de 5.500 contas do Facebook, uma operação que o Facebook diz violar a Lei de Fraude e Abuso informático, a lei dos EUA que regula crimes de hacking. O site Massroot8 continua a funcionar até hoje.

Antes de operar o Massroot8, Zaghar também operava outros dois sites - fast-likers.com  e  fast-autolikers.com- que vendiam gostos e seguidores do Facebook.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.