News

Forças internacionais interrompem ações do grupo LockBit

Forças de segurança de 11 países interromperam as ações do cibergrupos de ransomware LockBit, tomando controlo do website do grupo

20/02/2024

Forças internacionais interrompem ações do grupo LockBit

Um dos principais grupos de ransomware – o LockBit – teve o seu website tomado por várias agências de segurança numa operação que envolveu a Agência Nacional de Cibercrime do Reino Unido, do FBI, da Europol e forças de segurança de mais nove países.

No website do grupo, uma nota indica que “o site está sob controlo da Agência Nacional de Cibercrime do Reino Unido, trabalhando em cooperação com o FBI e uma task force de forças de segurança internacionais, a Operação Cronos”. A mesma nota refere que os serviços do LockBit “foram interrompidas como resultado das ações das forças de segurança”, sendo esta uma operação ainda em desenvolvimento.

O cibergrupos LockBit é, atualmente, o mais prolífico grupo de ransomware. Desde 2019 – quando o cibergrupos surgiu – foram atribuídos pelo menos 2.300 ciberataques; o Conti, que ocupa o segundo lugar, só foi ligado a 883 ciberataques.

Esta interrupção é a mais recente de uma série de ações por parte das forças de segurança contra cibergrupos de ransomware. No último ano, várias agências interromperam os sites e as infraestruturas do Qakbot, Ragnar Locker e de outros grupos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.