News

Fortinet instala-se no Politécnico da Guarda

Além da Fortinet, a Securnet vai instalar um Centro de Competências na instituição de ensino superior

05/05/2022

Fortinet instala-se no Politécnico da Guarda

A Fortinet vai instalar-se no Instituto Politécnico da Guarda (IPG). O anúncio foi feito pelo presidente do IPG, Joaquim Brigas, na sessão de abertura das Jornadas de Engenharia Informática de 2022 realizadas na instituição de ensino superior. Para além da Fortinet, também a Securnet vai instalar no IPG um Centro de Competências. O IPG, garantiu Joaquim Brigas, irá continuar a sua grande aposta na área de IT: “essa aposta já é, e será mais ainda no futuro, uma vantagem competitiva desta Instituição de Ensino Superior sediada no Interior”.

Quanto à Fortinet, o Politécnico da Guarda estabeleceu recentemente uma parceria com este gigante da cibersegurança, tornando-se assim um dos primeiros parceiros em Portugal a integrar o programa ‘Academia Fortinet’”, afirmou Joaquim Brigas. “O Politécnico da Guarda irá formar especialistas na área de cibersegurança, aumentando a sua presença nesta área com grande procura de mercado”, completa.

O anúncio foi feito na abertura das Jornadas de Engenharia Informática de 2022, que decorreram com um conjunto notável de palestras sobre cibersegurança, IoT, low code, desenvolvimento na cloud. A iniciativa é organizada anualmente pelo Núcleo de Engenharia de Informática e pela unidade técnico-científica de Informática do IPG e teve como oradores representantes da Capgemini, Softinsa, Noesis, Merkle, Armis, Bosch, Fortinet, NTT Data, Loba, Magma e TRH. 

As Jornadas de Engenharia de Informática já são organizadas há mais de 18 anos. É uma tradição que permite aproximar os estudantes de informática das empresas tecnológicas e das tendências do mercado de trabalho”, afirma José Fonseca, diretor de curso de Engenharia Informática e um dos organizadores desta iniciativa. 

É de notar que, nas últimas semanas, o IPG passou a acolher nas suas instalações os novos escritórios da Noesis. A empresa comprometeu-se a recrutar recém-licenciados e mestrados no IPG para estágios, estudantes esses que, posteriormente, poderão prosseguir as suas carreiras na empresa. “Ter no Politécnico da Guarda uma consultora de referência do mercado como a Noesis, com uma elevada capacidade de inovação tecnológica, aproxima os nossos estudantes do mundo empresarial e promove a retenção de talento no Interior”, afirmou o presidente do IPG. 

Na mesma sessão de abertura Joaquim Brigas apelou aos recursos humanos da área da informática para “ambicionarem uma unidade de investigação na área da informática” e ressalvou a prioridade dada pelo IPG à engenharia informática, que “irá seguramente atrair nómadas digitais, os quais poderão escolher a região da Guarda para trabalhar remotamente, beneficiando da sua qualidade de vida e aumentando o rendimento disponível das suas famílias”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.