Threats

CISA alerta para exploração de falhas do Exchange e da Fortinet

Um grupo cibercriminoso com ligação ao estado iraniano estará a explorar várias falhas conhecidas da Fortinet e do Microsoft Exchange há vários meses para entrar em redes corporativas e se mover lateralmente

19/11/2021

CISA alerta para exploração de falhas do Exchange e da Fortinet

A CISA, o FBI, o centro de cibersegurança da Austrália (ACSC, na sigla em inglês) e o centro de cibersegurança nacional do Reino Unido (NCSC, na sigla em inglês) emitiram um conselho de cibersegurança referente à exploração de vulnerabilidades no Microsoft Exchange e na Fortinet.

O alerta revela que o FBI e a CISA observaram que um grupo com fortes ligações ao estado iraniano estão a explorar as vulnerabilidades da Fortinet e do Microsoft Exchange ProxyShell para ganhar acesso inicial ao sistema antes de avançarem nas suas operações, que inclui implementar ransomware no sistema.

O conselho por parte das quatro entidades mencionadas “fornece táticas e técnicas observadas, bem como indicadores de comprometimento que o FBI, a CISA, a ACSC e a NCSC avaliam estão provavelmente associados a esta atividade APT patrocinada pelo governo iraniano. O FBI, a CISA, a ACSC e a NCSC exortam as organizações de infraestrutura crítica a aplicarem as recomendações listadas no comunicado para mitigar o risco de compromisso de cibercriminosos patrocinados pelo governo iraniano”.

De acordo com o alerta, o grupo está a explorar as vulnerabilidades presentes na Fortinet desde, pelo menos, março de 2021 e a vulnerabilidade Proxyshell no Microsoft Exchange desde, pelo menos, outubro de 2021. Para além da implementação de ransomware, o grupo procura fazer exfiltração de dados ou encriptação dos mesmos e, de seguida, extorsão.

O alerta menciona que o grupo está a “visar ativamente uma ampla gama de vítimas em vários setores de infraestrutura crítica dos EUA, incluindo o setor de transporte e o setor de saúde e saúde pública, bem como organizações australianas”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.