Threats

Operação internacional trava botnet Sality ativa há 20 anos

Uma operação apoiada pela Europol interrompeu a infraestrutura da botnet Sality, ativa há mais de duas décadas e associada a mais de 11 milhões de endereços IP

02/09/2026

Operação internacional trava botnet Sality ativa há 20 anos
ChimE / AdobeStock

Uma operação internacional apoiada pela Europol interrompeu a botnet Sality, uma infraestrutura de cibercrime utilizada durante mais de duas décadas para distribuir conteúdos maliciosos através de computadores infetados em todo o mundo.

A operação, realizada a 31 de agosto e liderada pelas autoridades dos EUA, envolveu organismos da Bulgária, Hungria, Roménia e Estados Unidos, contando ainda com o apoio da Europol e dos parceiros privados CrowdStrike e Shadowserver Foundation.

No seu pico de atividade, a Sality terá permitido ao seu operador controlar até um milhão de equipamentos infetados em todo o mundo. Segundo a Europol, mais de 11 milhões de endereços IP únicos foram associados à infraestrutura ao longo da sua atividade.

Para interromper a Sality, os participantes realizaram uma operação de sinkholing peer-to-peer (P2P), redirecionando as comunicações provenientes dos equipamentos comprometidos para fora da infraestrutura criminosa.

A medida permitiu isolar os dispositivos infetados da restante botnet e tornar inoperacional o canal utilizado pelo operador para os controlar.

A arquitetura P2P tornou a Sality particularmente difícil de combater. Ao contrário de botnets dependentes de servidores centrais de comando e controlo, estas redes permitem que os equipamentos comprometidos comuniquem diretamente entre si.

Esta descentralização aumenta a resiliência da infraestrutura, uma vez que a interrupção de uma parte da rede não implica necessariamente a queda dos restantes componentes.

Cooperação decorre há vários anos

A operação é resultado de vários anos de cooperação internacional. Desde 2017, a Europol tem apoiado autoridades de diferentes países na identificação e interrupção de infraestruturas associadas à Sality à medida que estas eram descobertas em diferentes jurisdições.

Nas semanas que antecederam a intervenção de 31 de agosto, a coordenação foi intensificada através de reuniões operacionais semanais entre os participantes.

O European Cybercrime Centre (EC3) da Europol apoiou a partilha e análise de informação sobre as atividades da botnet. Em conjunto com a Joint Cybercrime Action Taskforce, coordenou também reuniões entre as entidades envolvidas para estabelecer uma estratégia comum.

A CrowdStrike e a Shadowserver Foundation forneceram conhecimento técnico e análise da infraestrutura através do Cyber Intelligence Extension Programme da Europol.

Além da Europol e Eurojust, participaram na operação autoridades policiais da Bulgária, Hungria e Roménia, bem como o Departamento de Justiça, o FBI e o Defense Criminal Investigative Service dos Estados Unidos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº31 AGOSTO 2026

IT SECURITY Nº31 AGOSTO 2026

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.