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Problema no sistema de autenticação multifator da Microsoft impede o acesso a aplicações do Microsoft 365
13/01/2025
A Microsoft enfrentou um problema com o sistema de autenticação multifator (MFA), que impediu alguns utilizadores de acederem ao Microsoft 365. O erro, identificado durante a manhã desta segunda-feira, causou falhas no processo de login, com dificuldades na verificação da identidade dos utilizadores. A Microsoft já tomou medidas para reduzir o impacto, redirecionando o tráfego afetado e, ao que tudo indica, a disponibilidade do serviço estará a melhorar gradualmente. A interrupção foi confirmada pela Microsoft 365 que recomendou a consulta dos incidentes OP978247 no centro de administração do Microsoft 365 para mais informações. Embora a causa exata do problema ainda esteja a ser investigada, o incidente sublinha a importância da autenticação multifator na proteção contra acessos não autorizados. Este incidente ocorre num contexto em que a Microsoft está a reforçar a aplicação da MFA nos seus serviços. A partir de 3 de fevereiro de 2025, a MFA será obrigatória para todos os administradores que acedem ao Centro de Administração do Microsoft 365. A medida faz parte de um compromisso mais amplo para melhorar a cibersegurança, dado que a MFA demonstrou bloquear mais de 99% dos ataques baseados em identidade. Apesar da eficácia da MFA, o incidente desta segunda-feira reforça que até os sistemas de autenticação mais robustos podem ser vulneráveis. Em dezembro de 2024 foi descoberta uma falha no Azure MFA que permitia que atacantes contornassem a verificação de identidade, e, apesar de ter sido corrigida rapidamente, evidenciou os riscos que persistem. A Microsoft assegurou que está a trabalhar para restaurar a funcionalidade completa do serviço e salienta a importância de seguir as práticas recomendadas para a implementação da MFA. A empresa aconselha as organizações a adotarem estas medidas para minimizar riscos e garantir a proteção contínua das contas dos utilizadores. |