News

Ransomware de dupla extorsão em destaque na segunda edição da IT Security

A mais recente edição da IT Security tem como tema de capa o ransomware de dupla extorsão e, ainda, Paulo Moniz, da EDP, como entrevistado principal

31/08/2021

Ransomware de dupla extorsão em destaque na segunda edição da IT Security

Encriptar e apagar dados já não é suficiente, até porque as organizações têm investido cada vez mais em cibersegurança e há cada vez mais backups. Roubar e ameaçar divulgar publicamente informações confidenciais é mais aliciante para quem ataca; as organizações não procuram divulgar os seus segredos de negócio. A probabilidade de um resgate ser pago se a informação puder ser divulgada é maior do que se for ‘apenas’ encriptar e apagar os dados da organização. Este é o tema principal da edição número 2 da IT Security: ransomware de dupla extorsão, uma ameaça que tem crescido nos últimos anos e é agora uma das principais armas dos grupos de cibercriminosos.

A entrevista principal da edição conta com Paulo Moniz, da EDP, que aborda os temas relacionados com a cibersegurança de uma das mais críticas infraestruturas em Portugal e, também, o ciberataque que a empresa sofreu em abril de 2020.

Nesta edição, analisamos mais a fundo o ataque a Kaseya e como esta impacta a cadeia de valor das organizações, focando desde o primeiro momento do ataque até a chave de desencriptação ter sido partilhada com o público em geral. 

A secção Expert conta com três importantes especialistas de cibersegurança em Portugal - António Monteiro (Grupo Brodheim), Joaquim Godinho (Universidade de Évora) e Paulo Moniz (CIIWA) - que partilham a sua experiência sobre temas relevantes da cibersegurança.

O Brave New World da edição de setembro da IT Security aborda o tema do Secure Access Service Edge (SASE). Este conceito relativamente novo mostra-se de extrema importância para o futuro da segurança das redes das organizações. Já a secção Risk foca-se no ISO 27001, uma norma que é o padrão e a referência internacional para a gestão da segurança da informação.

O Blue Team procura fazer o perfil de uma empresa que atua na área de cibersegurança, nomeadamente perceber qual a sua missão, os seus produtos e como consegue ajudar as organizações nacionais a minimizar o seu risco e a diminuir o impacto das ameaças. Por fim, a Coverage foca-se no C-Days Conference 2021, evento realizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.

Leia a mais recente edição da IT Security aqui.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.