News

Sophos ajuda a transformar ChatGPT num copiloto de ciberdefesa

Os projetos de linguagem do GPT-3 ajudam a detetar atividades maliciosas em conjuntos de dados de software de segurança, enquanto filtram spam com mais precisão e aceleram a análise de ataques de binários

26/03/2023

Sophos ajuda a transformar ChatGPT num copiloto de ciberdefesa

O mais recente relatório da Sophos “GPT for You and Me: Applying AI Languague Processing to Cyber Defenses” – revela como a cibersegurança pode tirar partido do GPT-3, o modelo de linguagem por detrás do framework ChatGPT, transformando-o num “copiloto” nesta área.

Os investigadores da Sophos X-Ops têm tentado demonstrar o potencial do GPT-3 numa ótica de ajuda aos profissionais de defesa e cibersegurança através de três projetos que recorrem à técnica few shot learning de forma a treinar o modelo de inteligência artificial.

Estes projetos de linguagem do GPT-3 ajudam a detetar atividades maliciosas em conjuntos de dados de software de segurança, enquanto filtram spam com mais precisão e aceleram a análise de ataques de binários.

“Desde que a OpenAI revelou o ChatGPT, em novembro, a comunidade de segurança tem estado sobretudo focada nos potenciais riscos que esta nova tecnologia pode trazer. Será que a Inteligência Artificial pode ajudar os atacantes amadores a escrever malware ou e-mails de phishing muito mais convincentes? Talvez. Contudo, há muito tempo que a Sophos vê a IA como uma aliada, em vez de uma inimiga, tornando-a uma tecnologia fundamental para nós – e o GPT-3 não é diferente. A comunidade de segurança deve prestar atenção não apenas aos potenciais riscos, mas também às oportunidades que o GPT-3 traz”, afirma Sean Gallagher, Principal Threat Researcher da Sophos.

A Sophos começou por testar o metido few shot learning através de uma interface de consulta de linguagem natural de forma a filtrar possível atividade maliciosa, testando o modelo no seu próprio produto de deteção e resposta de endpoints. Através desta interface, as equipas podem filtrar a telemetria com recurso a comandos básicos em inglês.

A empresa testou também um novo filtro de spam com recurso ao GPT-3, que se revelou mais preciso do que outros modelos de machine learning para filtrar spam.

Os investigadores da Sophos conseguiram ainda criar um programa para facilitar o processo de engenharia reversa das linhas de comando dos LOLBins.

Sean Gallagher defende que há “demasiadas notificações e deteções que é necessário filtrar, e muitas empresas têm recursos limitados para o fazer. Provámos que algo como o GPT-3 permite simplificar certos processos que necessitam de muita mão de obra e devolver tempo valioso aos defensores”.

Os resultados dos testes estão agora disponíveis para quem quiser testar o GPT-3 nos seus próprios ambientes de análise. “Acreditamos que o GPT-3 pode muito bem vir a tornar-se num ‘copiloto’ padrão para os especialistas de segurança”, conclui o Principal Threat Researcher da Sophos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.