News

UPS são importantes para proteção de dados

Numa altura em que a energia está debaixo de fogo, as UPS são soluções importantes para a proteção de toda a informação

28/01/2023

UPS são importantes para proteção de dados

A proteção da informação pessoal e corporativa não passa apenas por soluções de cibersegurança. A Eaton relembra que as UPS são soluções imprescindíveis para a proteção de toda a informação, nomeadamente agora que existem inúmeros desafios energéticos na ribalta.

O permanente aumento do consumo energético e o atual contexto geopolítico tiveram um impacto significativo em todo o sistema energético europeu, não só em termos de preços como também ao nível da própria segurança. Este cenário traduz-se em alterações contínuas na rede elétrica, apagões ou cortes de energia inesperados, que podem facilmente conduzir à perda de informação.

As UPS conseguem detetar uma qualquer ameaça ou anomalia de funcionamento de forma imediata. Os ciberataques, por exemplo, podem afetar as voltagens e os valores habituais. Estes equipamentos têm uma bateria que desempenha duas funções básicas: o backup e filtrar a fonte de alimentação. Ou seja, funciona como uma espécie de seguro para picos/cargas elétricas, o que a torna vital para assegurar a continuidade do funcionamento de equipamentos eletrónicos – independentemente de estarmos a falar de um centro de dados, de um negócio de comércio eletrónico ou de uma entidade bancária.

No caso de um apagão, uma UPS assegura o fornecimento de energia através das suas baterias, permite algum tempo de funcionamento, que o encerramento de todos os equipamentos seja feito da forma correta e evita danos ou perda de informação.

O aumento da procura energética conduzirá inevitavelmente a cortes de energia mais frequentes. Aqui, as UPS são as grandes aliadas das famílias e das empresas, assegurando a continuidade das operações, mas, mais importante ainda, a proteção dos dados”, diz Filipa Soares, Channel Manager da Eaton Portugal. “Os consumidores devem informar-se sobre as reais vantagens das UPS e estar conscientes que a proteção dos dados não se esgota nas soluções orientadas para o cibercrime, em causa está também a integridade e a disponibilidade da informação”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº16 Fevereiro 2024

IT SECURITY Nº16 Fevereiro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.