News

Vítimas de incidente de violação de dados processam serviço público de transporte nos EUA

Num incidente de 2021, informações pessoais de milhares de pessoas ligadas à Rhode Island Public Transit Authority foram comprometidas, depois de um acesso não autorizado à base de dados da seguradora de saúde da entidade

29/10/2022

Vítimas de incidente de violação de dados processam serviço público de transporte nos EUA

Duas pessoas cujas informações pessoais foram comprometidas num incidente de violação de dados do serviço de autocarros de Rhode Island que afetou cerca de 22 mil pessoas processaram a entidade e a United Healthcare. A informação comprometida foi fornecida pela seguradora, que administrava, na altura, o plano de saúde dos trabalhadores. 

A ação coletiva relativa ao incidente com a Rhode Island Public Transit Authority foi apresentada ao Providence Superior Court através de advogados da American Civil Liberties Union of Rhode Island, e tem em vista a obtenção de respostas e compensação financeira. 

As informações pessoais de cerca de cinco mil trabalhadores e reformados do serviço de transporte norte-americano divulgadas incluem números da segurança social ou de serviços de saúde. O ataque foi conduzido em agosto de 2021 devido a um acesso não autorizado ao sistema da seguradora de saúde. 

Proteger a privacidade dos membros é uma prioridade máxima e continuamos a trabalhar com várias partes para compreender a violação de dados que afetou o sistema informático da Public Transit Authority”, refere a organização em comunicado.

O processo alega negligência por parte da agência de transportes e pela seguradora, assim como a violação de duas leis estatais destinadas a proteger os dados pessoais. O processo solicita, ainda, uma ordem judicial que exija que os arguidos reforcem as suas salvaguardas de cibersegurança e que responda aquilo que dizem ser “perguntas sem resposta”.

Quando as informações confidenciais pessoais de um indivíduo sobre cuidados de saúde são comprometidas, esse indivíduo terá de se preocupar com o potencial de roubo de identidade que pode levar à ruína financeira, afetando as suas poupanças, meios de subsistência, pontuação de crédito e acesso a cuidados de saúde”, afirmou um dos advogados envolvidos no processo, Peter Wasylyk. “Pode causar um stress significativo para o resto da vida daquele indivíduo”, garante.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.