Opinion

Cibersegurança: Um Desafio Global

No século XXI, a cibersegurança é um dos desafios mais urgentes a enfrentar. O aumento da dependência das empresas e das pessoas das tecnologias digitais tem criado um ambiente de vulnerabilidade que os cibercriminosos estão a explorar cada vez mais

Por Ricardo Oliveira, CSO e CISO da Eurotux . 19/01/2024

Cibersegurança: Um Desafio Global

Os ciberataques podem ter custos económicos e sociais de elevados. Nas empresas, falamos de violação ou perda de dados, interrupção de operações e danos na reputação. Para os utilizadores a título individual, os resultados podem ser a perda de informações privadas, roubo de identidade e até mesmo danos físicos.

Fatores críticos para a relevância da cibersegurança

A cibersegurança assenta na proteção dos sistemas informáticos e das redes contra ataques maliciosos, proteção essa extensível aos utilizadores, processos e procedimentos das organizações. Esses ataques podem ter na sua origem pessoas ou organizações. O objetivo? Roubar dados, causar danos e, tipicamente, obter vantagens financeiras (através do pagamento de um resgate tão comum nos dias que correm). Se olharmos para o panorama da cibersegurança, há fatores que devem ser valorizados:

O aumento da digitalização: as empresas e pessoas estão a depender cada vez mais das tecnologias digitais para as suas atividades;

  • A sofisticação dos cibercriminosos: os cibercriminosos estão a desenvolver ferramentas e técnicas cada vez mais sofisticadas para realizar ataques;
  • Cada vez mais online: as empresas e as pessoas estão ligadas de uma forma como nunca antes, aumentando a vulnerabilidade a ataques;
  • Fornecedores com baixa maturidade: fornecedores de serviços (principalmente na área tecnológica) que, pela sua baixa maturidade e fragilidades, são um risco para os seus clientes (a típica “supply chain”).

Este cenário criou um ambiente facilmente explorável por cibercriminosos. A consequência? O aumento de número de ataques e dos seus efeitos.

Aumento da dependência das tecnologias digitais

A dependência das tecnologias digitais é um fenómeno que se está a generalizar a todas as esferas da sociedade. Cada vez mais, as empresas utilizam as tecnologias digitais para as suas operações, desde a gestão de stocks e clientes até à produção e distribuição de bens e serviços. Os utilizadores recorrem às tecnologias digitais para as suas atividades pessoais, desde a comunicação com amigos e familiares até ao acesso a informação e entretenimento.

Este aumento da dependência das tecnologias digitais faz com que elas sejam encaradas como um alvo privilegiado para hackers e cibercriminosos. 

Custos económicos e sociais dos ciberataques

Os ciberataques podem ter custos económicos e sociais significativos. Para as empresas, os custos podem incluir:

  • Perda de dados: os dados podem ser roubados, adulterados ou destruídos;
  • Interrupção de operações: os ciberataques podem levar à interrupção das operações, causando perdas de receitas muitas vezes significativas para o negócio;
  • Danos na reputação: estas ameaças, quando bem sucedidas, prejudicam grandemente a reputação da empresa, dificultando como é natural o processo de angariação de novos clientes e parceiros (e também a manutenção dos existentes).

Custos económicos dos ciberataques

Os custos económicos dos ciberataques são avultados. Em 2023, o valor referente ao prejuízo causado por um ataque de cibersegurança atingiu os 4,45 milhões de dólares em média, o que se traduz num aumento de 15% nos últimos três anos. Falamos de ataques diretos, valores referentes a perda de dados e interrupções nas operações diárias das empresas, e danos indiretos como danos na reputação e perda de confiança de clientes e parceiros.

Ainda considera que a política de cibersegurança é um “nice-to-have” na sua empresa, ou encara-a como um fator essencial na estratégia global da organização e alavanca para o sucesso do negócio?


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.