Opinion

Editorial

Sensibilizar, sensibilizar, sensibilizar

É verdade que o tempo de sensibilizar as pessoas para os temas relacionados para a cibersegurança já devia ter passado. Por esta altura, quando já passaram mais de 20 anos desde que a Internet é comummente utilizada, devia ser natural para qualquer utilizador de tecnologias conectadas que ter algum tipo de cuidado é uma necessidade

Por Rui Damião . 29/05/2023

Sensibilizar, sensibilizar, sensibilizar

No entanto, e como todos sabemos, não é isso que acontece. A falta de noção de risco quando se navega num qualquer site e onde se colocam palavras-passe simples – veja-se a lista de passwords mais utilizadas – coloca em risco a vida digital de qualquer cidadão e, por consequência, a vida de qualquer organização.

Também já sabemos que as organizações colocam ferramentas e ferramentas que diminuem o risco de sofrerem um ciberataque, mas, muitas vezes, basta roubar uma credencial para se fazer estragos consideráveis. Tendo em conta que a larga maioria das empresas portuguesas são de pequena dimensão, o orçamento disponível para cibersegurança não é grande – em muitos casos completamente inexistente. Ter as noções básicas de cibersegurança, aquilo a que se chama de ciberhigiene, é uma necessidade premente para uma sociedade que se quer mais digital.

Repito que o tempo de sensibilizar as pessoas para a cibersegurança já devia ter passado, mas não pode passar; tem de continuar enquanto uma grande parte da população não tem essas noções básicas.

Durante o mês de maio, o CNCS e a Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa lançaram uma campanha nacional – que se irá estender por, pelo menos, três meses – e em massa para promover um conjunto de boas práticas de cibersegurança em diferentes áreas. Será suficiente? Infelizmente, não. No entanto, para muitos, poderá ser a primeira vez que os leva a rever a forma como estão no ciberespaço ou a ter mais atenção a simples emails de phishing.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

Uma nova era
Opinion

Uma nova era

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.