Opinion

Start

Um ano depois

Há um ano, em junho de 2021, o grupo MediaNext lançava uma nova publicação – esta que o leitor está a ler

Por Rui Damião . 10/06/2022

Um ano depois

Esse primeiro número foi dedicado à inteligência artificial e à “cibersegurança para além dos humanos”, que contava com uma entrevista com o Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança Lino Santos e alertava para uma ‘bomba-relógio’ na sequência das quatro vulnerabilidades que, semanas antes, tinham sido descobertas no Microsoft Exchange Server.

Desde então, mais de 85 mil leitores leram as cinco primeiras edições que antecedem esta que agora lê e que se debruçaram em temas como ransomware de dupla extorsão, o fim da password, a defesa da cloud e em security by design.

No último ano, muita coisa tem vindo a aumentar. “Vítimas do Emotet em Portugal aumentam 155%”; “Números de dados bancários à venda na Deep Web aumentam”; “Ciberameaças contra email aumentam em Portugal”; “Ataques Ransom DDoS aumentaram significativamente em 2021”; “Ciberataques a organizações portuguesas aumentaram 81% em 2021”; “Número de ficheiros maliciosos diários aumenta 5,7% em 2021”. Estas são apenas uma fração das notícias que, desde o início de 2022, a IT Security publicou no seu site.

Se as ameaças e a complexidade aumentam, também a defesa e os recursos têm de aumentar. No entanto, não é essa a realidade da maioria das empresas. Ainda que a importância da cibersergurança dentro das organizações tenha – de um modo geral – aumentado, os recursos disponíveis não acompanham a tendência.

É neste período de aumento de ciberameaças e complexidade, mas onde os recursos nem sempre acompanham o crescimento, que a IT Security vai realizar uma conferência a 20 de outubro em Lisboa onde os CISO, CSO e diretores de IT com responsabilidades de cibersegurança podem partilhar as suas experiências e desafios e ouvir os seus pares e partilhar, também eles, o modo como ultrapassaram os problemas que, nos últimos anos, têm encontrado na defesa da organização que representam.

Acima de tudo, a IT Security Conference quer ser um espaço de partilha de, para e com quem trabalha em cibersegurança.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.