Opinion

Editorial

Uma nova era

Já lá vão dois anos desde o início do conflito – sem fim à vista – em território ucraniano e os alertas de que um conflito entre a Europa e a Rússia pode não estar assim tão longe continuam a chegar

Por Rui Damião . 28/03/2024

Uma nova era

Recentemente, o primeiro-ministro da Noruega alertou, numa conferência, que um conflito entre a Rússia e o ‘velho continente’ não vai, necessariamente, começar nos moldes tradicionais que os livros de História nos habituaram.

O primeiro-ministro em questão, Jonas Gahr Støre, indicou que, na verdade, as democracias já estão a ser testadas, seja através de notícias falsas, teorias da conspiração ou mesmo ciberataques. O objetivo, diz, é “diluir as nossas democracias, diluir a verdade”.

Em 2023, num artigo de opinião, Vesku Turtia, da Armis, alertou que a ciberguerra “é uma batalha silenciosa” e, baseando-se em dados do “Global Cybersecurity Outlook 2023” do Fórum Económico Mundial, 45% dos decisores empresariais e um número semelhante (46%) dos executivos de cibersegurança acreditam que “é muito provável que ocorra um evento cibernético catastrófico nos próximos dois anos”.

Vesku Turtia refere que um estudo sobre o estado da ciberguerra revela que 78% dos portugueses inquiridos “consideraram provável que a sua organização invista mais do seu orçamento em cibersegurança”, o que são boas notícias, naturalmente. No entanto, “38% das empresas portuguesas ainda não estão a levar a ameaça da ciberguerra a sério e 37% dos profissionais acreditam que a sua empresa está pouco preparada para lidar com uma ameaça de ciberguerra”.

No início do conflito Ucrânia-Rússia, em 2022, George Beebe, que foi special advisor do vice-presidente Dick Cheney para os temas relacionados com a Rússia e Eurásia, explicou em entrevista à IT Security que o elemento cibernético “fará certamente” parte de uma eventual terceira guerra mundial.

O conselho de Beebe para as organizações é resiliência. “É preciso planear o fracasso. Planeie uma situação em que a sua rede seja invadida e desativada. O que é que faz? Qual é o seu plano de backup para isso? Tem mais do que um plano de backup?”, diz.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.