News

Conflito entre a Europa e a Rússia “não começa necessariamente no campo militar”

Numa conferência, o primeiro-ministro da Noruega alertou que um conflito entre a Rússia e os países da Europa para além da Ucrânia não vai, necessariamente, começar no campo militar tradicional

19/02/2024

Conflito entre a Europa e a Rússia “não começa necessariamente no campo militar”

No último sábado, durante a conferência de segurança de Munique, o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, alertou, durante um painel de debate, que o conflito entre a Rússia e os países europeus para lá da Ucrânia “não vai começar necessariamente no campo militar”.

No painel de debate, que também contou com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Mark Rutte, primeiro-ministro dos Países Baixos, Støre indicou que as democracias já estão “a ser testadas com notícias faltas, teorias da conspiração e ciberataques”, segundo noticia o Record Media.

Anteriormente, o primeiro-ministro norueguês já tinha alertado que a Rússia é “uma ameaça séria e real” para a indústria de petróleo e gás do seu país depois da detenção de sete cidadãos russos na Noruega suspeitos de conduzirem ações de reconhecimento em instalações de petróleo.

Penso que a existir um conflito – e acho que o apetite de [Vladimir] Putin para guerra é limitado, porque a NATO é forte – não vai começar necessariamente no campo militar. Vai começar por diluir as nossas democracias, diluir a verdade”, alertou Jonas Gahr Støre.

Von der Leyen indicou, também, que a União Europeia “tem de aumentar a defesa da sua base da indústria de defesa, sem dúvida”, e que a Comissão Europeia vai publicar uma nova estratégia de para a indústria de defesa em março.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.