S.Labs

SASE Unificado: conectividade e segurança modernas para a empresa digital

Os arquitetos de rede, os líderes de TI e os profissionais de segurança de hoje enfrentam desafios significativos. O trabalho híbrido é a nova norma, o perímetro de segurança está a dissolver-se e a maioria das aplicações mudaram-se para a cloud. Isto significa que muitas organizações enfrentam riscos acrescidos, custos operacionais elevados e uma má experiência de utilizador. O SASE Unificado resolve estes desafios.

15/12/2023

SASE Unificado: conectividade e segurança modernas para a empresa digital

No último ano, muitos líderes de TI adotaram uma estrutura SASE (Secure Access Service Edge) para permitir uma ligação mais rápida e segura nas suas organizações. O SASE converge as funções das soluções de rede e segurança num único serviço nativo da cloud que fornece conectividade e segurança consistentes a partir de qualquer lugar.

O SASE não é apenas uma tendência tecnológica; é um imperativo estratégico para as empresas modernas que procuram prosperar na era digital. No entanto, nem todas as soluções SASE são criadas da mesma forma. Alguns fornecedores de SASE oferecem várias soluções pontuais que são integradas de forma deficiente ou requerem alternância entre PoPs de diferentes fornecedores, o que pode gerar latência, problemas de desempenho e sobrecarga de gestão.

Por outro lado, existem soluções SASE que fornecem todas as principais capacidades da SASE a partir de uma plataforma única e fortemente integrada - melhorando a postura de segurança, a eficácia, a experiência do utilizador e do administrador e a eficiência de custos.

Isto é o que chamamos de SASE Unificado. E para uma adoção mais simples e mais económica para o SASE, é o caminho a seguir.

O SASE Unificado combina os dois conjuntos de tecnologia - as redes SD-WAN e SSE - numa solução de fornecedor único que permite que as empresas obtenham ainda mais simplicidade, eficiência operacional e economia de custos. Uma abordagem unificada também permite maior agilidade e um processo de implementação mais rápido, aumentando o time-to-value.

A Gartner prevê que "até 2025, 50% das novas compras de redes SD-WAN vão ser ofertas de SASE de fornecedor único, em comparação com 10% em 2022.

Melhore o desempenho da rede, a eficiência e a poupança de custos

A tecnologia SASE da HPE Aruba oferece uma série de benefícios para as empresas que procuram melhorar a sua segurança, a conectividade e a eficiência da rede.

O SASE Unificado, que combina SD-WAN e SSE numa solução de um único fornecedor, pode ser implementado de uma forma rápida e fácil e permite-lhe definir o ritmo a que adiciona opções extras, à medida das suas necessidades.

As forças motrizes da adoção do SASE

Antes de mais nada, porquê adotar o SASE? A resposta pode ser resumida em três simples afirmações:

  1. A segurança que antes era eficaz, agora já não é suficiente;
  2. Redes que antes eram geríveis, agora já não são;
  3. Soluções que antes funcionavam bem, agora já não o fazem.

As arquiteturas tradicionais de rede e segurança que se baseavam principalmente na conectividade segura baseada no perímetro já não satisfazem as necessidades do ambiente empresarial moderno. A rápida adoção de serviços cloud, dispositivos móveis, IoT, OT e trabalho remoto/híbrido criou uma força de trabalho distribuída e dinâmica que necessita de acesso seguro e fiável a aplicações e dados em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

No entanto, embora as necessidades empresariais tenham evoluído, a utilização de soluções tradicionais de segurança de rede expõem as organizações a novos desafios e riscos de conectividade, tais como:

  • Aumento da superfície de ataque e da complexidade: Com mais utilizadores, dispositivos, localizações e serviços cloud para proteger, a organização tem de lidar com mais pontos de entrada potenciais para os atacantes e mais ferramentas de segurança para gerir e atualizar. Para além disso, cada ponto de entrada (ou seja, utilizador ou dispositivo) tem acesso direto à rede empresarial, aumentando ainda mais o risco;
  • Má experiência do utilizador e diminuição da produtividade: Com mais tráfego a ser reencaminhado através da VPN e da rede empresarial, os utilizadores sofrem com uma maior latência, perda de dados e limitações de largura de banda que afetam o seu desempenho e produtividade, para não falar da satisfação na utilização;
  • Custos operacionais elevados e ineficiências: Com a proliferação de soluções de rede e de segurança para implementar, manter, atualizar e resolver problemas, a organização tem de gastar mais recursos e tempo na gestão da infraestrutura e na resolução de problemas.

Enfrentar estes desafios e riscos pode ser intimidante. No entanto, trabalhando juntos, os responsáveis de redes e segurança podem eliminar estes problemas utilizando uma estrutura SASE.

Um poderoso SASE Unificado com a HPE Aruba Networking

Se procura uma poderosa solução SASE de fornecedor único que proporcione acesso seguro e fiável a partir de qualquer lugar, o SASE da HPE Aruba Networking pode ser a sua resposta. Com a sua rede SD-WAN líder do setor e o premiado SSE, a HPE Aruba Networking propõe uma abordagem abrangente e unificada ao SASE, feita a pensar nas empresas distribuídas e dinâmicas de hoje.

Com a crescente procura de integração entre soluções de rede e segurança, a HPE Aruba Networking ajuda as equipas de TI a consolidar, simplificar e proteger a ligação dos seus negócios. Com a HPE Aruba Networking, as equipas de TI podem proporcionar controlos de segurança de WAN e cloud diretamente para a aplicação no edge da rede com o HPE Aruba Networking EdgeConnect e redes SD-WAN - em vez de encaminhar os dados pelo data center - enquanto o SSE garante que os controlos de segurança zero trust possam ser aplicados a todas as pessoas e dispositivos, independentemente de onde estes se conectem - campus, branch, em casa ou em movimento.

O que pode fazer com o SASE Unificado?

  • Simplifique a adoção da SASE trabalhando com um único fornecedor - menos gestão e maior comodidade para a sua equipa de TI;
  • Unifique o SASE na medida certa, para a fase em que se encontra no seu percurso, com um modelo de licenciamento flexível que se adapta ao seu orçamento;
  • Resolva o fraco desempenho das aplicações com o encaminhamento inteligente fornecido pela SD-WAN avançada - melhore a experiência do utilizador final;
  • Provisione, configure e monitorize a sua rede e aplicações com facilidade;
  • Reduza os custos removendo com segurança os firewalls das filiais, uma vez que a SD-WAN inclui NGFW e segmentação de ponta a ponta.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela HPE Aruba Networking


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº16 Fevereiro 2024

IT SECURITY Nº16 Fevereiro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.