Threats

Agente de ameaça ignora métodos de defesa e deteção usados no Azure

O agente, designado de UNC3944, é composto por um grupo de indivíduos que tem como objetivo realizar intrusões para ganhar dinheiro e alcançar a fama. Aproveitaram ataques de SIM swapping para realizar algumas intrusões, incluindo no Console Serial do Azure e outras extensões do Azure

20/05/2023

Agente de ameaça ignora métodos de defesa e deteção usados no Azure

Um agente de ameaças conseguiu aceder ao Console Serial do Microsoft Azure, ultrapassando muitos dos métodos de defesa e deteção utilizados no Azure.

O agente – designado UNC3944 – conseguiu obter acesso administrativo total tendo por base texto para máquinas virtuais do Windows, aproveitando ataques de SIM swapping.

De acordo com informações reveladas pelos investigadores da Mandiant à SC Media, trata-se de um grupo, identificado pela primeira vez em 2022 e “composto por indivíduos do mundo inteiro”, com o intuito de realizar intrusões com vários objetivos, entre eles ganhar dinheiro e alcançar a fama.

Com os ataques a tornarem-se cada vez mais sofisticados – e com os cibercriminosos a conseguirem arranjar soluções para contornarem as verificações e sistemas de segurança – “um único SIM swapping de alguém com privilégios de administrador oferece infinitas oportunidades [ao agente de ameaça] de persistência por meio da criação de novas contas e capacidade de se mover lateralmente dentro da infraestrutura”, explica Bud Broomhead, CEO da Viakoo. Nestes casos, as ameaças podem culminar no controlo do ambiente Azure de determinada organização, com o agente de ameaça a ter a possibilidade de alterar dados e até controlar ativos de IoT/OT, normalmente geridos na cloud. 

Roy Akerman, cofundador e CEO da Rezonate, defende que, apesar de este não ser um método novo, este agente de ameaça acabou por expandir mais o seu alcance através do comprometimento de infraestrutura cloud e do repositório de utilizadores do Azure AD.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.