Threats

Ataque informático expõe nomes de 14 mil trabalhadores da Segurança Social

Os detalhes sobre os dados expostos foram confirmados pela presidente do Instituto de Informática, Paula Salgado, durante uma audição. Ataque informático ocorreu em novembro de 2022

11/01/2023

Ataque informático expõe nomes de 14 mil trabalhadores da Segurança Social

O ciberataque de novembro de 2022 ao Instituto da Segurança Social culminou na divulgação do nome de 14 mil trabalhadores do instituto.

A revelação foi feita por Paula Salgado, presidente do Instituto de Informática numa audição da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão.

De acordo com a Agência Lusa, Paula Salgado foi ouvida após um pedido do PCP, em consequência do ataque de novembro de 2022 realizado aos sistemas da Segurança Social e notificado à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

“Foram expostos dados dos trabalhadores da Segurança Social, nomeadamente o nome”, revelou Paula Salgado que, garantiu, não terem sido comprometidos outros dados como as informações pessoais de cidadãos e contribuintes.

Quando questionada pelo deputado do PSD Nuno Carvalho sobre o número de nomes divulgados, Paula Salgado revelou que foi divulgado “o nome de 14 mil contas”.

“A Segurança Social foi alvo de um ciberataque que resultou numa intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática. Da investigação forense do incidente de segurança, não foi apurado, até ao momento, qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas”, revelava o comunicado divulgado na altura pela Segurança Social que garantia a 21 de novembro que não tinha sido apurado qualquer acesso indevido a dados de cidadãos e/ou empresas.

Na altura, a Segurança Social afirmou ter desencadeado “as diligências necessárias, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciária e especialistas em cibersegurança, no sentido de garantir a segurança dos sistemas e respetivos dados".


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.