Threats

Ciberameaças contra email aumentam em Portugal

A Eset partilha que, em 2021, centenas de milhares de ameaças relacionadas com o email foram detetadas em Portugal, acelerando as atividades maliciosas

06/02/2022

Ciberameaças contra email aumentam em Portugal

A Eset revelou que em Portugal, em 2021, foram detetadas centenas de milhares de ameaças de segurança a contas de email. Eset maiores picos foram observados entre setembro e dezembro, meses em que a ESET registou o maior número de eventos maliciosos do ano relacionados com contas de correio eletrónico.

A prevalência das ameaças ao email no território português, com especial destaque para tentativas de phishing e exploit de vulnerabilidades e envio de executáveis com código malicioso, sublinha a importância de saber ler os sinais de que a conta de email foi atacada – e o que fazer para recuperar e prevenir ataques futuros.

O email é usado desde há décadas e, apesar do crescimento das redes sociais e apps de comunicação instantânea, a sua presença no dia-a-dia dos utilizadores é ubíqua. A popularidade do email é, naturalmente, um forte atrativo para atividades maliciosas. O sequestro de contas de email é um projeto lucrativo para agentes maliciosos e uma experiência stressante e desconcertante para os utilizadores vítimas de ataque.

As contas de email dos utilizadores armazenam dados que, uma vez roubados, podem ser monetizados. De acordo com a explicação de Ricardo Neves, Marketing Manager na Eset, “podem ser informações bancárias enviadas a um contabilista, contratos de aluguer com informações pessoais, ou informações sensíveis encaminhadas para advogados, entre muitas outras. Seja qual for o caso, estes dados, uma vez recolhidos, podem ser usados contra os utilizadores em ataques de phishing, ou explorados para levar a cabo manobras de fraude de identidade”.

Adicionalmente, os cibercriminosos podem querer aceder indevidamente a contas de email para se apropriarem de credenciais de acesso a outras contas, reconfigurar os acessos e palavras-passe de outras contas, ou enviar emails de spam/phishing/maliciosos para outros contactos. Estes motivos, juntamente com as acentuadas deteções de ameaças de segurança ao email em Portugal, evidenciam a importância de permanecer atento aos sinais de ataque tanto a nível pessoal como empresarial.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.