Threats

Cibercriminoso ucraniano associado a ataque de ransomware entra na lista dos Mais Procurados da UE

A Europol adicionou um cidadão ucraniano à lista dos Mais Procurados da UE por envolvimento em ataques de ransomware globais, incluindo o de 2019 contra uma gigante norueguesa do alumínio

14/09/2025

Cibercriminoso ucraniano associado a ataque de ransomware entra na lista dos Mais Procurados da UE

Um suspeito de alto risco por cibercrime foi adicionado à lista dos Mais Procurados da União Europeia (UE). O indivíduo, de nacionalidade ucraniana, é apontado como uma figura central numa rede de crime organizado responsável pelo ataque de ransomware de 2019 contra uma grande empresa norueguesa de alumínio, além de outros ciberataques à escala global.

O fugitivo é considerado um alvo prioritário para as autoridades internacionais e é procurado por vários países. O Departamento de Justiça dos EUA anunciou uma recompensa até dez milhões de dólares por informações que levem à sua captura.

A identificação do suspeito resultou de uma investigação internacional complexa, apoiada pela Europol e pela Eurojust, que envolveu forças policiais de França, Alemanha, Noruega, Suíça, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos.

No decorrer da operação, vários membros da rede já foram detidos na Ucrânia. As autoridades mapearam a estrutura do grupo, identificando os seus intervenientes em todas as frentes — desde os programadores de malware e especialistas em intrusão até aos responsáveis pelo branqueamento de capitais.

O fugitivo terá recorrido ao ransomware LockerGoga para conduzir os ataques. A Europol sublinha que continuará a apoiar os esforços internacionais para a sua captura e apela ao público para que consulte o portal “EU Most Wanted”, partilhando qualquer informação que possa ajudar a levar o cibercriminoso à justiça.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.